Últimas indefectivações

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Lições do... Tonel

"Tonel pode ter uma certeza à semelhança de Manaca, será lembrado nos próximos 35 anos!

muitos anos, ainda no tempo em que o Belenenses sonhava ser Campeão Nacional (como haveria de o ser, em 1945/46), havia um programa de rádio - surgido em 1934, designado por O Senhor Doutor, com Henrique Samorano no papel de Tonecas e Oliveira Cosme como Professor.
Em 1945, no ano do Belenenses, nas Emissões Recreativas, são retomados os Diálogos do Menino Tonecas, com João Pereira e Sousa no papel do próprio.
Para, na década de 90, as Lições do Tonecas - já na memória de todos - surgirem na televisão, com Luís Aleluia no papel de Tonecas e Morais e Castro no papel de Professor.
Tudo isto a propósito de um jogo que mais parecia... uma verdadeira lição daquelas do Tonecas!!!
Era a 11.ª jornada, e o impossível aconteceu lá para os lados de Alvalade...
Há, por vezes, jogos assim...
As equipas até podem jogar o dia todo... mas nunca marcam.
O último Sporting-Belenenses seria um deles.
Para surpresa de todos, quando já ninguém acreditava - jogadores, equipa técnica, dirigentes, adeptos... e até as estrelinhas da árvore de Natal - já no período de descontos, um Tonecas da actualidade, Tonel de seu nome, comete uma falta decisiva, que originou... grande penalidade (convertida)!
Ironia do destino... não foi o Tonecas, mas, antes, o Tonel, a dar-nos uma grande lição!
Antes tínhamos as 'Lições do Tonecas'.
Pois, agora passamos a ter as... 'Lições do Tonel' - com António Leonel Nogueira Sousa no papel principal! 
Lições de tudo aquilo que um profissional não pode fazer... até mesmo pela experiência que deveria ter. Para a história desta jornada... o mais recente Tonecas.
Para a história do futebol... não o Túnel de Braga, nem o Túnel da Luz mas... o Tonel de Alvalade! 

Manaca/Tonel rei morto, rei posto...
O Caso Tonel lembra-me um outro... como lembra a todos os que gostam de futebol. Corria o dia 25 de maio de 1980, no fim da época 1979/80.
Para uns, um outro escândalo que marcou o futebol português; para os beneficiados, um erro compreensível! Nessa altura, Porto e Sporting estavam empatados na liderança. Na penúltima jornada, num jogo decisivo, Vitória de Guimarães-Sporting, discutia-se a atribuição do título de campeão nacional. O Sporting venceu o Vitória por 1-0 com... imagine-se... um autogolo do defesa do Vitória (para agradar aos meus amigos da Cidade Berço) Carlos Manaca, ex-jogador do Sporting e em final de carreira! Lembram-se???
Em comum com Tonel talvez o facto de ambos serem, nos jogos da polémica, ex-jogadores do Sporting, de estarem em fim de carreira, de atuarem na defesa da equipa adversária e, ainda, uma enorme destreza no lance decisivo...
Nada mais que... coincidências. Ou azares do destino, dependerá sempre da perspectiva!
Uma grande diferença é que numa época os benefícios a uma equipa aconteceram na recta final do campeonato e esta época as ajudas começaram bem cedo, praticamente deste o início! Outra, a postura do Porto: na altura protestou (apedrejando, até, em Campanhã, o comboio que levava os adeptos e a equipa de regresso a Lisboa, o que se condena sempre); hoje, o silêncio total!!!
Eu sei que não tem nada a ver com este caso, nem me passa pela cabeça levantar qualquer suspeita mas - outro azar dos Távoras (para quem sabe o que isso significa) - Tonel participou num dos jogos que mais suspeitas levantou do ponto de vista das apostas ilegais - o inesquecível Dínamo de Zagreb-Lyon, em 2012 - onde a equipa de Tonel, apesar de estar a ganhar 1-0 ao intervalo, foi despachada com o resultado de 1-7 final.
Precisamente, os seis golos de diferença que o Lyon precisava para ser apurado.
Até porque o Sporting, este ano, não está na UCL.
Coisas da vida!
Numa análise objectiva, poderemos sempre afirmar, em desfavor de Tonel (sou sempre justo...) que, no Caso Manaca, este até teve muito mais mérito.
Não se limitou a cometer uma pequena falta, com um levantar de braço... para saltar (deve tratar-se de única forma para conseguir um maior impulso) deixando a responsabilidade da marcação do penalty para outro.
Teve a coragem de arriscar - e a proeza de acertar na baliza. E, se a memória não me falha, a alguma distância e de um ângulo difícil!
Como é evidente, e face a esse escandaloso episódio em que foi considerado como vendido, até pelo próprio balneário, o Presidente do Vitória da altura determinou que Manaca não mais jogasse em Guimarães, fazendo com que ele desaparecesse da cidade, definitivamente, três dias depois do jogo. E, assim, durante 35 anos falou-se nele...
Há homens que para serem imortais têm de entrar para a Academia; outros há a quem basta estender - esforçadamente, reconheça-se - a mão na grande área! Por isso, Tonel pode ter uma certeza: à semelhança de Manaca será lembrado nos próximos 35 anos!

Ricardo Sá Pinto
Apesar do barulho à volta do Sporting-Belenenses, e da maneira como os rapazes ganharam, sublinhe-se a grande dignidade de Sá Pinto. Disputando o jogo pelo jogo, sem medo, contra o seu clube do coração. Normalmente não me revejo no seu temperamento... mas no jogo de segunda-feira teve uma grande e exemplar postura! Grande profissionalismo, reconheço!

A decisão do Belenenses
Não sei o que acontecerá, lá para os lados de Belém... Mas - disse e repito - se fosse Presidente da SAD do clube do Restelo, à imagem do que fez o Presidente do Vitória da altura, a decisão só poderia ser uma. Sem, porventura, razão nenhuma, mas para evitar discussões como as que ocupam o País do futebol desde aquele minuto 90+4.
Por isso, na perspectiva da SAD do Belenenses, o que mais poderia defender a sua imagem do que esse mesmo processo???
Porque trata-se, sem dúvida, de uma questão jurídica, mas, também, de uma questão de honra, de ética e de responsabilidade.
Casos como este (ou como o de Manaca) terão sempre, duas verdades. E, para citar Hannah Arendt, uma filósofa que encanta, muito, o meu querido Professor Manuel Sérgio, «conceptualmente, podemos chamar de verdade aquilo que não podemos modificar»...
E a verdade é que nesse jogo da 11.ª jornada foi grande penalidade...
Indiscutível!!!

Nota de pé de página (muito de pé de página...)
O clube que mais comunicados faz tornou público agora que foram feitas diversas participações disciplinares à Liga contra alguns elementos da estrutura do Benfica... inclusivamente contra mim. Pretendem que sejam averiguadas e apreciadas algumas «condutas», por, imagine-se, abuso de influência, coação sobre árbitros, declarações sobre arbitragem antes dos jogos, lesão da honra e da reputação dos órgãos da estrutura desportiva e dos seus membros, árbitros e demais agentes. Só podem estar a brincar!
Mas a brincadeira não fica por aqui, afirmando que «não se deixará coagir por estratégias de manipulação da opinião pública», dizendo mesmo que... luta pela verdade desportiva. E pela «dignificação de todos os agentes desportivos, desde os dirigentes aos árbitros», para que se obtenha a «credibilização e modernidade do futebol» !
Achei graça!
Porque será sempre bom relembrar a maneira como ganharam ao Tondela, com um penalty no último minuto, precedido de um lançamento feito dentro do terreno de jogo...
Ou como ganharam ao Estoril, em casa, com a tal grande penalidade que foi precedida de fora-de-jogo!
Ou como ganharam ao Arouca... onde decidiram que não se marcaria uma grande penalidade contra o Sporting!
Ou na Taça, onde cair sobre um adversário, dentro da área - jogada que percebo treinada de forma bem consequente - não dá penalty.
Ser bom não é ser parvo, como diria o Padre Américo (cito de memória) e repetiria, numa versão soft, Rui Vitória."

Rui Gomes da Silva, in A Bola

6 comentários:

  1. CANALHICES…

    FACEBOOK de Eduardo Barroso:
    “Após ter jogado 6 temporadas no Sporting Club de Portugal, Tonel fez hoje a sua primeira acção positiva: Obrigado grande António”

    ResponderEliminar
  2. Um lance de futebol que acontece aos melhores, como no caso deste vídeo ( https://www.youtube.com/watch?v=dLn3KvuK4CM ), e que canalhas, como vocês têm sido desde 1908, com esta Gosma que ajudou a afundar o país à cabeça, aproveitam para sujar a imagem de um homem honesto. Mas enfim não se pode esperar muito mais de um clube popularucho. No ano passa (publique se achar por bem, mas fica a mensagem para o autor). Tiago Rodrigues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. por mais voltas e reviravoltas que queiram dar o que rui gomes da silva diz está bem dito.
      tambem concordo com o que diz barroso se for verdade

      Eliminar
    2. Nem eu me atreveria a contestar a sua acefalia adepta. Nem tao pouco a do red bull que utiliza como fonte uma pagina falsa de Eduardo barroso criada por adeptos benfiquistas. Realmente uma canalhice nunca vem so. Tiago Rodrigues

      Eliminar
    3. Também não me atrevo a contestar a sua própria hipocrisia acéfala. Se tudo isto fosse ao contrário, queria ver essa cruzada pela honestidade, diriam tudo isto e fariam ainda pior. Por isso, enfie a viola no saco e vá pregar e insultar para os blogs da sua cor.

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!