Últimas indefectivações

sexta-feira, 17 de abril de 2020

O Sr. Augusto

"O meu avô Adelino - que não era benfiquista - ficava sempre com um brilho nos olhos quando falava das equipas-maravilha do Sport Lisboa e Benfica da década de 1960. Falava-me das façanhas, da alegria e da cor que conseguiram dar a um país cinzento, analfabeto, sem alma.
'Eram como estrelas do cinema', dizia-me ele. Falava-me em especial de um barreirense que nesta semana fez 83 anos (13 de Abril de 1937), 'jogador fino, elegante'. Nunca o vi jogar ao vivo, infelizmente, mas o meu benfiquismo foi forjado nestas memórias.
O Sr. José Augusto jogou 11 épocas no Sport Lisboa e Benfica, ganhou 8 Campeonatos Nacionais, 3 Taças de Portugal e 2 Taças dos Clubes Campeões Europeias (disputou cinco finais). Marcou 174 golos em 369 jogos, mas não foram apenas estes dados estatísticos que o fizeram entrar para a história do nosso futebol. Foi a sua postura ao longo dos anos.
Um extremo à moda antiga, elogiado pelos seus cruzamentos milimétricos, mas também pela sua capacidade de 'matador' nas bolas de cabeça. No ano de 1966, depois daquela campanha histórica dos Magriços em Inglaterra, recebeu a Medalha de Prata da Ordem do Infante D. Henrique, mas continuou o seu caminho de glória depois de deixar de jogar profissionalmente. Como treinador, ganhou uma Taça de Portugal com o Glorioso (1969-70), foi seleccionador nacional sénior masculino e feminino, além de ter orientado, entre outras equipas, o Vitória FC (o clube do meu avô), o FC Barreirense (nem outra coisa seria de esperar de um filho dessa terra). A primeira vez que estive cara a cara com o Sr. José Augusto foi nos estúdios da BTV, há uns sete ou oito anos. Vocês nem imaginam como eu estava nervoso. Tinha ao meu lado um dos ídolos do meu avô, um dos meus heróis no futebol. No fim do programa, despedi-me com reverência e não fui capaz, por timidez, de lhe dizer a importância que teve no meu benfiquismo. Não lhe pude agradecer por tudo o que fez - e que faz e fará - pelo nosso clube. Faça-o agora.
Em semana de aniversário, fica aqui o meu obrigado. Parabéns, campeão!"

Ricardo Santos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!