Últimas indefectivações

sábado, 5 de outubro de 2019

Jovens Com Parte

"Ouvir os alunos para melhorar os professores é uma ideia simples e uma atitude inteligente. Claro que a relação professor-aluno é sempre uma relação de poder, e, por isso mesmo, a comunicação efectiva, nos dois sentidos como tem sempre de ser, só pode acontecer quando a parte mais forte abdica de andar só, de falar só, seja pelo monólogo, seja pela ordem incontestável. Só pode acontecer, enfim, se a humildade entrar em campo. E sabemos que a humildade é o 12.º jogador de uma equipa, e de cada vez que se perde, paga-se caro, como de cada vez que se convoca, traz valor e chama a vitória. Saber o que querem os 'clientes' é a própria essência do marketing, que interpreta como ninguém as vontades das multidões e se transforma em oferta aumentando a satisfação social e criando riqueza para a economia.
Ouvir não é, portanto, uma vontade frívola, mas pode, precisamente por isso, ser difícil de fazer. Muito mais difícil do que parece à primeira vista.
Desde logo porque é preciso saber ouvir, como é também preciso estar preparado para a resposta de cada vez que se pergunta. É aqui que se complicam para as instituições as abordagens tradicionais, sobretudo quando se trata de adolescentes e de diálogo intergeracional a que as nossas realidades acrescentam hoje múltiplas complexidades, como a necessidade imperiosa de diálogo intercultural, barreiras linguistas difíceis de transpor, imperativos de igualdade de oportunidades e de equidade. Não há, portanto, outra forma de lá chegar que não seja usar de pensamento lateral, criar espaços informais de encontro e interacção, usar de dinâmicas grupais e técnicas de comunicação inovadoras que levem os jovens a acreditar, querer. É isso que o projecto ComParte soube fazer, usando de muita e boa arte. Parabéns por isso!
Desta sessão fantástica em que professores, decisores e governantes ouviram sem medo de ouvir e ganharam com isso uma dádiva dos jovens, retenho duas frases emblemáticas que dizem tudo sobre eles: 'somos caixas fechadas à espera de abrir sem medo do rótulo' e 'tudo bem o seu tempo, há que dar tempo a cada um para que se abra'.
Palavras sábias, não?"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!