Últimas indefectivações

sábado, 15 de julho de 2017

Atacar o penta com a defesa do tri

"Sem mais de metade dos titulares e com a ferrugem do primeiro jogo-treino, vencemos adversário esforçado. Sporting empatou 0-3.

Ontem já houve bola, começou a pré-época com um bom indicador - um advogado chega seis minutos atrasado a casa e perde logo o primeiro golo da época. Jonas mostrou-se impiedoso com adeptos que se atrasam a chegar ao sofá. Foi merecido. Sem mais de metade dos titulares e com a ferrugem do primeiro jogo-treino, vencemos um adversário esforçado, com a preparação mais adiantada, mas que não resistiu ao perfume de Jonas e a bons indicadores de Diogo Gonçalves.
Há notícias da venda de Nélson Semedo e a maioria dos adeptos não fica satisfeita com negócios porque o negócio dos adeptos é ter os melhores e ganhar títulos. É a parte emocional, sempre difícil de conjugar com a parte racional de quem tem que manter uma gestão equilibrada.
Os adeptos sabem que dos cinco titulares da defesa do tetra teremos vendido três. Podem ter sido €100 milhoes, muito dinheiro, mas deixam saudades. Não tendo a defesa do tetra, teremos de atacar o penta com a defesa do tri. Todos conhecemos a máxima importada do basquetebol, que um bom ataque ganha jogos e uma boa defesa ganha campeonatos.
O sorteio da Liga ditou um caderno de encargos muito duro logo de inicio (Braga, Chaves) e o tempo é pouco.
A pré-época também se joga muita na gestão da expectativas. O FC Porto, com o anúncio mediático do descalabro, com as sanções e condições da UEFA e com as anunciadas dificuldades financeiras , ficou numa situação de muito baixa expectativa. Há um bom aproveitamento de activos, as duas maiores vendas (Rúben Neves e André Silva) são negócios indiscutivelmente bons. Casillas e Maxi são problemas que vêem de trás, tudo que vejo na pré-época deste ano no rival azul e branco me parece fruto de decisão ponderada e de critério (Aboubakar, por exemplo). Teremos um FC Porto a lutar por títulos e pela sua sustentabilidade. Este FC Porto parece menos panfletário e mais eficaz e será candidato. No caso do Sporting vivemos a situação inversa. A expectativa vendida é máxima, as compras, os anúncios e as dispensas fazem com que a única classificação possível aos olhos dos seus adeptos seja ser campeão. Qualquer outro cenário faz com que estes adeptos, dedicados e fieis, não tolerem mais a semântica dos seus responsáveis. Ontem, num treino mais a sério, empataram 0-3 com o Valência, mas também serão fortes candidatos aos mesmos objectivos.
Quase todos, porque dia 5 de Agosto jogo o Benfica e o Vitória de Guimarães."

Sìlvio Cervan, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!