Últimas indefectivações

sexta-feira, 11 de março de 2016

A comunicação

"O eterno e digno rival de tantos anos - era assim que Sporting e Benfica se referiam um ao outro quando tinham de se defrontar. Independentemente da importância do jogo. O respeito pelo rival era efectivo. Não havia receio de se assumir uma postura em que se enaltecia o maior adversário. Nos últimos anos, o adversário tornou-se inimigo para muitos. Esta postura, que tem sido prática frequente para alguns e pouco combatida por todos os outros, não tem ajudado em nada a vencer desafios.
Hoje, e quando a velocidade da informação e comunicação é consideravelmente superior, com o aparecimento da vulgarmente conhecida web, também o nível de conflito comunicacional subiu na mesma proporção. Por um lado, a possibilidade de se comentar de forma anónima, normalmente cobarde, e por outro, as designadas redes sociais.
Há muitos anos que vivemos numa sociedade de comunicação e imagem. A televisão tem cerca de 60 anos em Portugal, a rádio mais de 80, e o primeiro jornal surge na sequência da restauração de 1640. Mas nunca a revolução foi tão visível como nestes últimos anos. A Internet veio redefinir toda a comunicação. A imprensa está a adaptar-se a estas novas condições. Os jornais, depois da rádio difundidos e teledifundidos, são agora online. Contudo, a discussão também se centra no campo dos valores, e não só no avanço tecnológico.
Quando a utilização dos meios de comunicação é feita de modo leviana, sem estratégia, e simplesmente para alimentar conflitos, também provoca sentimento contrário no rival. Que passa a ser inimigo. Foi isto que Sporting e Benfica fizeram, em tempos diferentes, com resultados desportivos negativos para qualquer um dos casos. Será que já perceberam que a maioria dos ataques apenas reforçou a unidade do rival, em nada beneficiando quem protagonizou a investida. Hoje, a informação e comunicação têm verdadeiramente maior velocidade, por vezes o efeito boomerang é imediato."

José Couceiro, in A Bola

PS: Extraordinária a capacidade do colunista em misturar os legítimos processos que envolvem o Benfica com o seu ex-funcionário... ; com os delírios terroristas mentirosos desrespeitosos complexados diários do Presidente do SCP, para com o Benfica...!!!

4 comentários:

  1. O peso que dois pontos têm. É que se ainda continuassem em primeiro (bastava não terem empatado em Guimarães) ninguém abriria a boca para dizer o que fosse. Assim se vê o peso que um apito tem ao longo do campeonato. E como eles têm sido levados ao colo. Terminou sábado passado. A tal equipa pequena. LoL

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!