Últimas indefectivações

sexta-feira, 11 de março de 2016

'Doping' por 'distracção'

"A tenista russa Maria Sharapova, antiga número um mundial, revelou que teve um controlo positivo a meldonium, uma substância que alegadamente toma desde 2006 e incluída recentemente na lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Antidopagem (AMA). Argumentou que em 2006 lhe foi diagnosticada astenia, diminuição de indicadores de imunidade e diabetes, acrescida de ter uma história familiar de doenças cardíacas, e a referida substância seria recomendada para essas doenças. 
Um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine sobre o uso de meldonium nos Jogos Europeus de Baku2015 revelou que seis atletas medalhados com ouro declararam usar a substância e em 15 das 21 modalidades que integravam o programa dos Jogos Europeus foi detectada a utilização da substância. Das 762 análises realizadas, 66 acusaram positivo à substância reforçando a decisão da Agência Mundial Antidopagem em transferir a substância do seu programa de monitorização para a sua lista de substâncias proibidas.
Curiosamente, o criador desta substância afirmou que esta era subministrada aos soldados soviéticos durante a Guerra do Afeganistão para lhes aumentar a resistência. Coincidentemente, aumentou de forma exponencial o número de atletas com problemas de saúde para justificar o consumo de substâncias que integram a lista proibida.
O terceiro documentário da emissora alemã WDR/ARD sobre doping sistemático na Rússia acusa atletas, treinadores e autoridades locais, mas apesar da suspensão internacional da Federação, nada mudou no sistema organizado de doping. Pior: a directora da entidade russa responsável pelo antidoping (RUSADA) foi acusada de avisar previamente os atletas de quando e onde iriam ser submetidos a testes antidoping.
Difícil este jogo em que ninguém anda distraído."

Mário Santos, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!