Últimas indefectivações

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Festa rija e strip-tease

"Carlos Tavares atleta que se vestia de mulher e animava os bailes de Carnaval do Clube.

Ao longo de décadas o Sport Lisboa e Benfica organizou festas de Carnaval que promoviam o convívio, num ambiente informal, de sócios, atletas e colaboradores do Clube. Essas festas consistiam sobretudo em dois bailes - um baile de variedades e um baile da pinha -, antecedidos por um jantar, e tinham o propósito de angariar fundos para as secções desportivas e para as infraestruturas do Clube.
A partir de meados dos anos 70, os bailes passaram a realizar-se no restaurante do estádio. À decoração com grinaldas de papel e serpentinas juntava-se 'o melhor conjunto musical', 'a alegria das marchas brasileiras' e 'as maiores surpresas', proporcionando 'festa rija até às 6 da manhã'. Toda a gente de divertia 'à farta no «Carnaval da Luz»'.
Durante vários anos, houve uma presença constante nesses carnavais, 'uma «brazuca», das «muito boas»' que brindava o público com um show de strip-tease. Antes do início do espectáculo, as suas peças de roupa eram leiloadas pelos presentes. Depois, 'ao som de compassos langorosos', ia 'sendo «descascada», que é como quem diz despojada das suas numerosas vestes, no meio do maior «suspense» e gargalhadas'. Quando o número de peças de roupa ia escasseando, a verdade ia-se revelando: 'Quando saltou o «soutien» (...) não havia nada... de condição feminina. A «brasa», de cabeleira ruiva e tão postiça como tudo o resto, era um homem': o atleta 'encarnado' Carlos Tavares.
Carlos Simões Tavares (1941-2011), campeão nacional de corta-mato (1964), 3000m obstáculos (1965, 1970 e 1971) e 1500m (1966 e 1967) e recordista nacional de 1500m (1968), ano após ano, brindava o Carnaval do Benfica com os seus 'fabulosos espectáculos de «strip-tease» - para todas as idades'. O pândego atleta era 'figura indispensável em qualquer sítio onde haja alegria', 'a sua vivacidade e alegria eram contagiantes e, só de olhar para ele, o riso saía espontâneo'.
No Museu Benfica - Cosme Damião, na área 3. Orgulho eclético, está exposto o troféu do Campeonato Nacional de Pista, conquistado pela equipa do Benfica 13 de Agosto de 1967. Nessa prova, Carlos Tavares auxiliou a conquista colectiva ao vencer a prova de 1500m."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!