Últimas indefectivações

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Benfica e Carnide

"Deixo por hoje o Mundial e escrevo sobre um tema bem mais prosaico.
Por vezes ouço e leio sportinguistas chamarem O Carnide ao Sport Lisboa e Benfica. Dar-lhes-á um certo gozo, a julgar pelo modo sarcástico e de pretensa humilhação com que assim se referem ao sempre temido rival. Sofrerão de complexo B?
Esta maneira de tratar o Benfica é sobretudo, deselegante para a freguesia de Carnide e nem sequer se enquadra nas mais benignas e interessantes alcunhas com que os adeptos se tratam uns aos outros. Lampião é um petit nom que nada ofende, tal como, por exemplo, chamar Lagarto a um sportinguista. Faz parte da coreografia clubista.
Trocar SLB por Carnide parece evidenciar uma forma pseudo-elitista de tentar menorizar o Benfica pela associação a uma linda freguesia da capital. Por outras palavras, pretende-se dizer que o Benfica é... tão-só o Carnide! Nada que deslustre o clube, mas que tem implícita uma visão preconceituosa sobre uma freguesia lisboeta onde, aliás, também vivem sportinguistas e portistas...
Já agora, é bom assinalar que Carnide tem o seu Carnide Clube que, creio, está perto do seu centenário, com tradição e historial sobretudo no basquetebol.
E que o Benfica, o maior clube de Portugal e o clube com mais sócios em todo o mundo (235.000 segundo os últimos dados da FIFA ou seja mais 10,5 vezes que os 22.415 habitantes de Carnide segundo os Censos 2011). Ou seja, um grande clube que alia as suas raízes populares e locais à universalidade do seu prestígio. Nem apenas local, nem só global. Mas fundamental glocal. Com Luz, com Carnide, orgulhosamente."

Bagão Félix, in A Bola

PS: E ainda faltou realçar que o Estádio da Luz, fica na freguesia de São Domingos de Benfica... Parece que a Geografia também não é a disciplina favorita da Lagartada... já sabíamos que a Matemática e a Economia eram ciências ocultas, agora também podemos acrescentar a Geografia!!!

19 comentários:

  1. vai te foder mais essa teoria de merda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apoiado. Falta de cultura tem este tipo.

      Eliminar
    2. Complexo ou eu sei lá,curiosamente sou Carnidense e orgulhosamente Sportinguista e sinceramente não vejo relação nem geográfica nem clubista ,só demonstra ignorância e pequenez!!!

      Eliminar
  2. bem a matemática para as galinhas não é o forte pois perderam 100000 sócios ao refazerem as contas. O maior clube de Portugal em quê sócios o ACP tem mais, títulos com todas modalidades o Sporting tem mais.

    ResponderEliminar
  3. ahahahah, 235.000 sócios??!!!! Ahahahahahaa

    ResponderEliminar
  4. Farmácia Franco é em Belém... O Sport Lisboa e Benfica com Carnide tem a mesma relação que o Sporting, são freguesias vizinhas!

    ResponderEliminar
  5. Grande confusão! Carnide vem do nome que foi dado ao Estádio do SLB inaugurado em 1954: Estádio de Carnide! Nem mais, nem menos ...

    ResponderEliminar
  6. deixaram de ser lampioes agora sao galinhas

    ResponderEliminar
  7. Um clube que foi fundado sem nome, depois foi batizado como "Sporting Clube de CAMPO GRANDE". Depois ficou "de Portugal", mas pela lógica lagarta, se ficasse "Sporting Clube do Universo" ainda seria maior.

    ResponderEliminar
  8. http://redpass.blogs.sapo.pt/o-estadio-da-luz-foi-inaugurado-ha-60-803138

    ResponderEliminar
  9. Que nos chamem Carnide. Um dos melhores bairros para um jantar. Temos orgulho de ser vizinhos desse bairro.
    Já os imbecis que tanto gozam com Carnide, têm lá uma academia. Gozam tanto mas só fazem figuras de idiotas.

    ResponderEliminar
  10. No ano 1954/55 o Benfica foi o campeão nacional e o Salazar como nunca topou o clube do povo, escolheu o sporting para representar o pais. 1ª Taça dos Campeões Europeus! Sporting vs. Partizan de Belgrado 1955. O jogo decorreu no dia 4 de Setembro de 1955, no Jamor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Salazar é que nunca gostou do clube do povo????

      Enfim, mentir é feio !!!

      Eliminar
  11. Mais.Em 1962/63, Eusébio teve um pré-acordo com a Juventus e acabou por não sair por intervenção do Estado Novo, teve de cumprir a tropa, em Queluz.
    Em 1966, o Inter de Milão quis contratar Eusébio, que chegou mesmo a escolher casa, mas a transferência acabou por não acontecer porque a federação italiana fechou as portas a estrangeiros.
    Perdeu: 1 a 0 com a Coreia no Mundial e foi mais cedo para casa. Em 1982 a Itália voltou a ser campeã do Mundo e voltou a abrir as portas a estrangeiros.Há documentos que o comprovam.

    ResponderEliminar
  12. Podes acrescentar que Carnide tem, também, no seu conteúdo cultural, não só o SLB como ainda uma mão cheia de juízes e advogados, um Continente e um Pingo Doce, para além dos vários Ldls e Mini-Preços, etc; uma história orgulhosa dentro da cidade de Lisboa - ao contrário de muitas outras freguesias que pouca história interessante têm; um hospital psiquiátrico que pode muito bem acolher vários brunos em categoria cartão de ouro; várias escolas secundárias e vários museus; tem um campo de golf e habitações de super luxo; enfim, nunca mais acaba em área geográfica...

    Portanto, quem não percebe porque dás importância a estes comentários, sou eu! Até porque quem comenta, provavelmente saberá que Carnide é grande ainda que discreta e pouco dada a carnavais.

    Viva Carnide!

    ResponderEliminar
  13. Não sei quem foi o autor do artigo, mas este só encerra IGNORÂNCIA, ESTUPIDEZ, E UMA TREMENDA FALTA DE CULTURA.

    ResponderEliminar
  14. Ó estúpido, que escreveu o artigo vê se compras um GPS Benfica (S. Domingos) - terrenos à direita da Azinhaga da Fonte, que liga o Calhariz de Benfica ao Largo da Luz, em Carnide

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!