Últimas indefectivações

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Todos Diferentes, Todos Iguais

"Portugal está doente! Portugal que sempre foi um país com os sectores primários e secundários frágeis e incipientes vê hoje no turismo e no crescente mercado interno uma solução fácil mas, infelizmente, não deixamos de ser um país pobre, um país doente. Portugal é pobre, tem recursos limitados e as habilitações académicas são baixas, e, também por isso, estamos mais vulneráveis à doença.
A culpa é sempre do outro: do estrangeiro, do imigrante, do preto, do cigano, do tripeiro, do lampião, do político. A culpa é de todos menos nossa. E, assim, surge o ambiente perfeito para os populistas e para os discursos anti-sistema. Culpemos o sistema esquecendo que tal não existe enquanto organismo autónomo.
Hoje, a culpa é do grupo de adeptos que insultou Marega. Hoje, a culpa é dos vários intervenientes que pactuaram com o que aconteceu. Hoje, a culpa é dos vários comentadores que desculpabilizam o que aconteceu. Hoje, a culpa é de todos os que não apontaram os dedos noutros casos porque a camisola era outra. Hoje, a culpa é de todos aqueles que preferem fazer discursos bonitos em vez de mudar algo. Hoje, a culpa é do todos.
Andamos todos a fingir há anos que a doença não existe, todavia ela é antiga, ela é estrutural, é quase uma segunda pele. Somos racistas. Portugal é racista. E também é campeão nas desculpas para tal facto.
Em 1995 foi criada a campanha Todos Diferentes, Todos Iguais, um quarto de século depois continuamos a precisar dela. Os discursos são cada vez menos inclusivos e as redes sociais insistem em mostrar-nos isso. Descobrimos que o colega, o vizinho, o amigo, o primo, é afinal racista, xenófobo, misógino. Desaprendemos a conhecer o outro, temos medo do desconhecido, somos homens-ilha.
Criamos associações, grupos ou clubes para lutarmos por um ideal comum, para não sermos homens-ilha. O meu Sport Lisboa e Benfica é feito de ideias e valores e tem de estar sempre na linha da frente das lutas contra o racismo ou qualquer outra discriminação. O Benfica não pode escudar-se numa maior ou menor hipocrisia para não agir. O lema do Sport Lisboa e Benfica tem de ser sempre #saynotoracism."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!