Últimas indefectivações

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Os novos número 10 – Ferro


"Ao longo da existência do Lateral Esquerdo tenho passado o quão importante é todos os jogadores serem capazes de participar em todos os momentos no jogo. No programa da Rádio Estádio (aqui) abordamos o “desaparecimento” do 10, e a importância de que tais funções (Construir / Criar) sejam entregues a todos os jogadores.
A evolução do jogo bem patente na escassez do espaço para se jogar, tornou numa necessidade a competência ofensiva dos defesas centrais.
Tantas são as vezes em que o primeiro desequilíbrio (tornar a situação numérica e espacial mais vantajosa) tem de surgir dos pés dos defesas, afinal são estes que por norma recebem com mais espaço, comparativamente a todos os outros colegas, tendo portanto a obrigatoriedade de criar melhores condições de chegar ao golo para a sua equipa.
O cada vez mais tradicional passe para entre os sectores adversários, que elimina (deixa à frente da linha da bola) uma série de jogadores oponentes, é portanto decisivo para que depois do passe chegado ao último terço, haja condições para acelerar (porque contra menos adversários).
Em Portugal há dois defesas verdadeiramente diferenciados no seu comportamento ofensivo. De Mathieu temos falado sucessivamente. O outro é Ferro. O central do Benfica em Coimbra demonstrou toda a sua classe em posse, e como é capaz de transformar lances contra os 11 adversários em situações contra apenas 4 ou 5.
Um compêndio!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!