Últimas indefectivações

terça-feira, 6 de novembro de 2018

A despedida do guardião 'latino'

"José Bastos foi um dos mais dedicados jogadores do Clube, mesmo na hora da sua despedida

'Modesto, simples, dono de um feitio introspectivo e pouco dado a muitas conversas e exteriorizações', assim se caracteriza José Bastos, o guarda-redes vencedor do primeiro troféu internacional do Clube: a Taça Latina.
Após 11 épocas na equipa principal do Benfica - e mais três na formação -, José Bastos despediu-se das balizas benfiquistas a 1 de Setembro de 1960, com uma festa de homenagem organizada pelo Clube. Depois dos discursos e ofertas ao jogador, realizou-se um encontro entre o Benfica e o Bétis de Sevilha. Aos cinco minutos de jogo, o árbitro interrompeu a partida para que o atleta saísse de campo, quando se apagaram as luzes do Estádio, ficando apenas iluminada parte da bancada central, onde orfeão entoava o hino do Clube. 'Simultaneamente, junto à bancada dos sócios, iluminava-se uma baliza, cercada a fogo de artifício e dentro dela Bastos agradecia ao «seu» público que por entre vibrantes aclamações misturava os gritos de «Benfica! Benfica! Benfica!» e «Bastos! Bastos! Bastos'. Viva-se um dos momentos altos da carreira de José Bastos, que deixava o seu clube de sempre. De seguida, largaram-se centenas de balcões multicolores e acenaram-se milhares de lenços brancos em sinal de despedida, enquanto Bastos dava uma última volta ao relvado, 'ouvindo-se o público benfiquista gritar: «Obrigado Bastos!»'.
A saída de Bastos do Benfica fazia parte do acordo de contratação do defesa Germano, pelo que, na época seguinte, o guarda-redes alinharia pelo Atlético.
José Bastos sempre se assumiu benfiquista e, 'calmo, ponderado, sóbrio, de esmerada educação e incapaz de um gesto ou atitude menos correctos', aceitou sem relutância a sua progressiva substituição pelo novato Costa Pereira. 'Se o Costa Pereira me substituía era porque estava em melhores condições do que eu. Ele não tinha culpa disso e jamais deixei que os meus interesses pessoais se sobrepusessem aos do Clube. Sou benfiquista de corpo e alma e, acima de tudo, sempre coloquei a defesa do Benfica', afirmou Bastos.
José Bastos conquistou três Campeonatos Nacionais, cinco Taças de Portugal e uma Taça Latina. Saiba mais sobre este guarda-redes no Museu Benfica - Cosme Damião."

Marisa Manana, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!