Últimas indefectivações

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Final feliz...

Benfica 4 - 0 Arouca

Começo por dar os parabéns ao desbloqueador do jogo: Pedro Emanuel !!! Sim, foi o treinador do Arouca que acabou por fazer aquilo que o Hugo Miguel não quis fazer: tirou o Bruno Amaro !!! Como o Huguinho, resolver ter um critério largo (larguíssimo), deu tempo ao Pedro Emanuel  para substituir o Bruno Amaro antes de este ser expulso (algo que seria difícil !!!). Normalmente estas decisões, até são elogiadas, mas desta vez, o Benfica só conseguiu marcar um golo, após o Careca sair. E aposto com quem quiser, se o Bruno Amaro estivesse em campo, o Talisca nunca tinha marcado aquele 1.º golo, pois tinha seguramente levado uma cacetada antes de rematar...!!!
Aliás o Bruno Amaro, e o Huguinho só fizeram aquilo que os Corruptos, os Lagartos e respectivos avençados, andaram a pedir durante a semana toda, após o Estoril-Benfica: se algum jogador do Benfica se aproximar da baliza, dêem-lhe porrada (pedido expresso em directo, na PorkosTV pelo avençado de serviço...); se os jogadores do Benfica levarem porrada, e mais porrada, sejam meiguinhos e aguentem os cartões ao máximo (este pedido, até foi feito na BTV, pelo Fernandes Peres - adepto fundamentalista Corrupto, mascarado de adepto do Arouca -, num programa produzido em parceria com a Antena 1)!!!
Este foi um típico jogo do Tugão. Toda a estratégia do Arouca, passou por um recurso sistemático à falta...!!! Sempre que o Benfica fazia mais do que dois passes: façam falta!!! Sempre que um jogador do Benfica acelere: façam falta !!! Estas devem ter sido as indicações do treinador...!!! O posicionamento dos jogadores do Arouca, e a atitude dos jogadores do Arouca, neste caso, tornou-se irrelevante !!! O 'segredo' desta estratégia é não fazer nenhuma daquelas faltas muito espalhafatosas, que obriguem o árbitro a mostrar o Vermelho... de resto é só esperar pela colaboração do apitador !!! Evitando marcar faltas em zonas perigosas (como aquela sobre o Maxi, mesmo à entrada da área), retardando os amarelos ao máximo (e se for possível amarelar a equipa que leva porrada, com merdinhas de nada... por exemplo o amarelo ao Salvio...), marcar faltas ofensivas quando a equipa que leva porrada, tenta recuperar a bola em zonas adiantadas, e muito importante, travar a velocidade do jogo, dando tempo para a defesa recuperar fisicamente, para isso recomenda-se levar uma eternidade, sempre que uma falta é marcada, de preferência entrar em conversa com todos os jogadores quando o jogo está parado... e foram muitas as oportunidades para a conversa!!!
É verdade que no 1.º tempo o Arouca criou várias situações de perigo, mas foi sempre mais por demérito do Benfica, do que por mérito do Arouca. Com maus passes, e falhas de posicionamento. Após o intervalo, com o posicionamento rectificado nos processos defensivos do Benfica, o Arouca acabou por ser inofensivo, a excepção foi um remate ao lado do poste direito do Artur. Mas o nosso guarda-redes que na 1.ª parte foi obrigado a várias intervenções, na 2.ª parte foi praticamente um espectador...
E com um Benfica remendado, esta estratégia quase resultou. Quando o jogo começou tínhamos 9 jogadores indisponíveis por lesão, quando o jogo acabou temos 11 jogadores lesionados. Repito 11: Amorim, Fejsa, Sulejmani, Sílvio, Jara, Júlio César, Paulo Lopes, Jardel, Enzo, Lima, Gaitán !!!
É unânime que o plantel do Benfica desta época, em termos de qualidade é mais curto - eu concordo -, mas parece que ninguém quer valorizar as ausências. O facto do Benfica estar neste momento isolado na liderança, com 4 pontos de vantagem, é um daqueles milagres, que só a muita competência explica...
Esta paragem do Campeonato acaba por aparecer, no momento certo. 3 semanas de intervalo, com Selecções e Taça de Portugal pelo meio, podem ser fundamentais para recuperar alguns jogadores. Agora espero que os lesionados convocados para as Selecções fiquem no Seixal a recuperar: Enzo e Gaitán.
Onde se nota mais as ausências é no meio-campo. Hoje, sem o Enzo, contra a teia adversária tivemos muitos problemas em criar jogo ofensivo, além de todos os problemas de cobertura defensiva que o Samaris e o Talisca ainda têm. O Nico, condicionado, também não fazia a diferença, e o Toto estava trapalhão. Só o Derley, com muita luta, e muita qualidade na protecção da bola, conseguia criar problemas... além do remate de longe do Talisca.
Na defesa, o Lisandro teve uma 1.ª parte, desastrosa. Notava-se que o Argentino queria 'segurar' o lugar, ganhar a confiança do treinador... mas falhou passes, perdeu bolas, e tomou algumas decisões erradas na cobertura. É verdade que o Eliseu ajuda pouco, e algumas perdas de bola no meio-campo foram quase suicidas, mas exige-se mais leitura de jogo, a um Central do Benfica. No 2.º tempo, tudo foi diferente, talvez com a 'palestra' ao intervalo, o posicionamento foi rectificado, e a ansiedade doseada... o resultado foi muito melhor. O Arouca inclusive deixou de atacar por aquele lado, e passou a tentar aproveitar as costas do Maxi.
Além do Lisandro, tivemos mais duas estreias: Jonas e Pizzi. Gostei dois dois. O Jonas tem toque de bola, joga de cabeça levantada, procura tabelinhas, e remata fácil. Mas não é um ponta-de-lança de área, físico, rápido... Parece-me claramente a melhor opção para a posição de 2.º ponta-de-lança do plantel. Pode ser uma avaliação precipitada, só com 45 minutos, mas...; o Pizzi ainda jogou menos, e entrou já com o jogo decidido, mas também gostei de ver, a atitude, com a bola nos pés, e a forma como recuperou defensivamente. Estava curioso, para saber qual seria a posição onde o Jesus ia colocar o Pizzi a jogar, hoje foi a '8', e parece-me que será aí que o Pizzi vai ter minutos... se calhar já na Taça de Portugal na Covilhã.
O jogo estava encravado, e tal como já afirmei o golo do Talisca desbloqueou (com o pé direito!!!)... Foi uma verdadeira arrancada à Enzo, com uma excelente assistência do Derley. No 2.º tempo o Samaris tentou ser mais agressivo, e pareceu o mais inconformado, mas toda a equipa estava bloqueada. Mesmo o Ola John, que acabou por fazer duas assistências, antes do 1.º golo, não tinha conseguido 'entrar' no jogo.
Os destaques individuais, vão direitinhos para o Artur e para o Derley. O 'goleiro' fez várias defesas complicadas na 1.ª parte, não permitindo o golo ao Arouca, que poderia ter sido fatal... demonstrando confiança; o Derley pela assistência, pelo golo, por todas as jogadas onde lutou, pelas faltas que 'sacou', pelos cartões que 'sacou', até pelos dribles que conseguiu... pessoalmente, só acho que lhe falta um pouquinho mais de espontaneidade no remate. Algo que com mais confiança, será mais fácil... Hoje, na 1.º tempo, efectuou um remate, de ângulo apertado, quando tinha linhas de passe no meio... Foi uma decisão duvidosa, mas a um ponta-de-lança espera-se sempre que remata à baliza... e o Derley nos primeiros jogos, parecia que tinha vergonha em rematar, optava sempre pela assistência... hoje parece que começou a perder a vergonha...!!!

2 comentários:

  1. Concordo contigo. Se o Pedro Emanuel não tirasse o Bruno Amaro não teria sido o Hugo "vesgo" Miguel a o fazer. E de certeza qu eo Talisca nunca teria feito golo. E se calhar a esta hora estaria no hospital... O Bruno Amaro fez três faltas iguais e só na terceira levou o amarelo. Os jogadores do Arouca fizeram umas 4 ou 5 faltas semelhantes a que deu o amarelo ao Samaris... mas só viram um amarelo e porque o Salvio protestou... e viu o amarelo. Repararam no sprint que o Hugo Miguel fez para dar o amarelo ao Samaris? Então porque nunca agiu da mesma forma quando deu amarelo aos jogadores do Arouca? De certeza que o Salvio nunca iria refilar se visse que o árbitro não permitiria porrada sem ser sancionada...

    Mas quem é que não conhece o Hugo Miguel?

    ResponderEliminar
  2. Hugo Miguel? Não!
    Estrutura perfeita a funcionar!
    Pena que para "ela" seja cada vez mais dificil ser perfeita contra um Benfica cada vez mais forte.
    Mesmo exemplar a "estrutura perfeita" deixou de conseguir fazer milagres proença na Luz. Ainda os faz junto dos amigos da seita, mas até aí já começam a ser sofríveis. Até porque por exemplo os Bracarenses adeptos do SCB, que tanto se reviram na pele do Porco da Costa, já começaram a perceber o que lhes está a acontecer. O mesmo que aconeteceu a todos os que cresceram o suficiente para ameaçarem o porcalhão.
    Para alguns o destino foi serem despejados na latrina.

    E não é que não tenho pena deles!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!