Últimas indefectivações

terça-feira, 22 de abril de 2014

Moreiras

"1. Este Moreiras começa em Barbosa: Alves Barbosa. Ciclista que correu pelo Sangalhos, lá das minhas beiras, e foi grande rival de Moreira de Sá, recentemente falecido. Outro dos rivais de Alves Barbosa foi Ribeiro da Silva. Tal como Moreira de Sá uma das figuras do desporto do Porto.

2. Em 1955, a Volta a Portugal ficou conhecido pela «Volta da Vergonha». Na última etapa, Alves Barbosa vestia de amarelo e avançava na frente, para a meta, no Porto. Ribeiro da Silva era segundo. Uns sevandijas dos Carvalhos saltaram para a estrada como salteadores de clava e agarraram o líder da volta. Ribeiro da Silva era natural do Lordelo, mas representava os mais altos valores do desporto do Porto. Barbosa chegou tarde e amachucado, acompanhado por polícias libertadores. Silva venceu, se é que àquilo se pode chamar vencer.

3. «Tribunais Políticos» é um livro interessantíssimo. Revelador sobre o asco que foram os famosos Tribunais Plenários do tempo do fascismo, onde se condenavam, sem direito a defesa, a divergência de ideias e de opiniões. Na página 274, tomamos conhecimento da ficha de Gil pereira Moreira dos Santos, delegado do Ministério Público do Plenário do Porto. Seria saudável que uma figura destas jamais pudesse aproximar-se de uma barra, mas Portugal é um país condescendente. Encontro-o por aí, nos tribunais a que sou convocado por delito de opinião: é advogado do presidente do Madaleno. Mas não deixo de sentir repulsa."

Afonso de Melo, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!