Últimas indefectivações

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Engenho e laboratório

"O interregno da Liga não pode secundarizar o Benfica. A Comunicação Social vive de Benfica, vende Benfica. A bola não corre? Correm notícias, comentários, previsões, cenários. Corre sempre Benfica numa corrida desigual. Ganha o Benfica? Ganham, seguramente, os jornais, as rádios, as televisões.
Com o balneário reduzido à expressão mínima, tantos são os jogadores envolvidos nas respectivas selecções nacionais, importa acautelar assunto vermelho, que a família consumidora é numerosa e condiciona tiragens e audiências como nenhuma outra na nossa congregação desportiva. Que tema? Que temas? o convite é à inventiva, às vezes também à invenção.
Há dias, cinco jovens da equipa B faziam a manchete de uma prestigiada publicação. Falava-se de talento e de retoma. De rejuvenescimento e de renova. Aos futebolistas em causa eram atribuídos predicados susceptíveis de os conduzirem, a breve trecho, à equipa principal. A pesquisa encerrava alguma precipitação? Verdade. A pesquisa encerrava alguma motivação? Verdade também.
Sem embargo do objectivo do texto, avaliado em termos conjunturais, verdade ainda que permitiu, involuntariamente ou não, destacar o excelente trabalho que o Benfica tem desenvolvido no sector da Formação. Na actualidade, raro é o combinado nacional cujo contingente não tenha uma acentuada matriz benfiquista, por norma maioritária em relação aos emblemas rivais.
Conclusão? Há um Benfica-bebé, há um Benfica-adolescente, há mais Benficas, Benficas com muito engenho e distinto laboratório, que só podem carrear um Benfica de maior qualidade e com maiores soluções, técnicas e afectivas, no futuro imediato."

João Malheiro, in O Benfica

1 comentário:

  1. É isto, penso que foi preciso
    « plantar » e depois ter a necessária paciência para esperar até à altura das primeiras «colheitas» de qualidade.
    E penso, que agora sim estão a chegar os primeiros jogadores de verdadeira qualidade e com condições para atingir e reforçar a sério a equipa principal.
    E olhando para toda a formação... parece que as « colheitas » para os próximos anos são promissoras e prometem durar.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!