Últimas indefectivações

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Rodrigo e a memória de Ruy Belo

"Rodrigo tem tudo para fazer história no Benfica. É muito jovem, é possante, tecnicamente irrepreensível, possui um remate poderoso e tem um invejável poder de concretização.

Dois jogos bastaram para confirmar aquilo que já muitos tinham percebido. Para além disso, tal como Nolito, tem a capacidade invulgar de muitiplicar as energias da equipa, pela forma como está em campo e se entrega plenamente ao jogo.

Esta foi mais uma das escolhas certas do Benfica para a presente temporada. O importante é que a solidez do colectivo não gere o excesso de confiança que, por vezes, leva os jogadores a darem como certos resultados que ainda o não são. Esse é um dos riscos decorrentes dos golos iniciais que parecem anunciar expressivas goleadas que depois não se concretizam.

Ao ver Rodrigo a jogar nestes dois jogos lembrei-me, por estranho que possa parecer ao leitores, de um poeta, de um maiores nomes da poesia portuguesa do século XX. Chamava-se e chama-se Ruy Belo, morreu com apenas 45 anos no final dos anos setenta, era fervoroso adepto do Benfica e também gostava de jogar Futebol. Com a rara sensibilidade dos poetas, Ruy Belo conseguia ver num jogo de Futebol e estética para além da táctica, a beleza para além da estratégia.

A sua vida e obra foram agora celebradas num colóquio internacional na Fundação Gulbenkian, que assinalou os 50 anos da publicação da colectânea 'Aquele Grande Rio Eufrades', título de referência obrigatória da poesia portuguesa comtemporânea. Conheci Ruy Belo em Lisboa, fomos vizinhos em Queluz e encontrei-me duas vezes com ele em Madrid, onde era leitor de Português na Universidade Complutense. Sempre que podia, também falava de Futebol e do nosso Benfica, paixão a que nunca renunciou.

Tendo partido prematuramente, dou por mim a pensar nas muitas alegrias e tristezas que o Benfica não chegou a dar a Ruy Belo. Uma das formas de o homenagear, poderia ser dedicar-lhe o golo de Rodrigo contra o Basileia."


José Jorge Letria, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!