"Rui Costa compra a ideia romântica de um 'Special One' que já não existe e tenta, sobretudo, salvar-se a si mesmo. Nunca Mourinho fez tão pouco sentido para um clube com a identidade do Benfica
É Mourinho hoje garantia de futebol dinâmico, moderno e ofensivo? Não. Promove regularmente talentos da academia e aposta nestes com continuidade? Não é que tenha má relação com os mais jovens, porém prefere jogadores feitos para a sua abordagem e está longe de ter ligação profunda à cantera dos clubes em que trabalhou. Consegue potenciar os atletas ao ponto de parecerem muito melhores do que realmente são? Já o fez, entretanto, perdeu o toque. Ainda manipula estrategicamente o jogo ao ponto de virá-lo do avesso e inverter as hipóteses a seu favor? Há demasiado tempo que não. É sinónimo de vitórias e títulos? Também já não. Pode ainda ser figura central de um projeto de médio, longo prazo de um clube de classe média alta ou mesmo alta na Europa? Tenho sérias dúvidas. Mourinho vive do nome, do passado, dos rendimentos e das indemnizações.
Se as respostas são estas, então o que ganha Mourinho em relação a Lage, além da tábua rasa diante dos jogadores? Talvez a aura especial convença mais rapidamente os atletas das suas ideias. Talvez reúna à sua volta os adeptos, os que já ganhavam com ele e os que não se conseguem esquecer das muitas formas como perderam — a relação com os tiffosi foi, por exemplo, bela. Só que Mourinho não é diferente dos demais e não foge à dependência dos resultados. Nos últimos anos, quantas vezes o abandonaram, escancarando-lhe a porta da saída?
Mourinho, pelo perfil que ainda começou a construir em Madrid, tem muito por onde dar errado e pouco em que acertar na Luz. O que faz com que o único que tem algo a ganhar, se não pensarmos em rescisões, é Rui Costa, que tem saltado de desastre em desastre sem se afundar por completo. Porque toma uma decisão quando o acusam de não as tomar e entrega nada mais nada menos do que o Special One ao terceiro anel. Haverá quem se questione «Porque não?» e o atual presidente vai querer acreditar que essa é a voz de uma legião.
Falta dizer que só faria sentido deixar Lage de uma época para a outra sem grandes sinais negativos. Após tantos quases, não era só a qualidade dos jogadores ou o equilíbrio do plantel, mas sobretudo o modelo. Este não era a cara do Benfica, como dificilmente o será o próximo. Rui Costa procrastinou antes e, ao decidir agora, empurrou com a barriga para lá das eleições. O contrato de dois anos poderá ser suficiente para convencer Mourinho, como se por ser Mourinho valesse tudo. Não vale. Deixa o clube em má posição."

Foda-se. Estes escrevinhadores fazedores de opinião, só podem ter uma ervilha, no lugar do cérebro. Há bem pouco tempo, Mourinho era um mestre da tática e, o Benfica tinha a participação na Champions em risco, devido a este "extraordinário" treinador. Agora, bastou assinar pelo Glorioso, e logo passa de bestial a besta.
ResponderEliminarHaja paciência, para levar com estes tartulhos. Graças a Deus que eu não emprego um cêntimo na compra de jornais. Este Mateus, só pode ser acéfalo.
Aí vem eles, nem de borla os leio, ainda falta uns quantos opinar
ResponderEliminar