"MUITO OBRIGADO, FLORENTINO!
1. Há uns anos perguntei a Javier Saviola porque é que, com toda a sua categoria, tinha jogado tão pouco no Barcelona e no Real Madrid apesar de mexer com o jogo sempre que entrava. O seu empresário, que estava junto connosco naquela tarde, deu a explicação: "Porque não fazia cara feia, porque não protestava quando o treinador não o escolhia e o mandava para o banco." Florentino é um desses: não manda vir quando os treinadores são injustos com ele, aceita as decisões tal e qual todos os bons profissionais devem fazer, não condicionam com o seu mau feitio as decisões dos treinadores.
2. Florentino deu muito ao Benfica sempre que foi chamado à equipa principal. Quem tiver dúvidas consulte as estatísticas da Champions sempre que ele jogou: o maior ladrão de bolas da competição, de toda a competição! E vejam a importância que teve nos dois últimos títulos que ganhámos, os dois únicos títulos em oito épocas: em 2018-19, a partir do momento em que entrou na equipa; em 2022-23, absolutamente fundamental toda a época, mais ainda quando a equipa optou por pressionar alto e reagir rápido à perda da bola no campo adversário para a recuperar mais perto da baliza adversária.
3. Florentino não era, não senhor, um craque de arregalar os olhos dos adeptos com jogadas de encantar. Mas as equipas não precisam só de gente que finta, que remata, que faz passes de cinquenta metros, os jogadores não podem ser só analisados e avaliados pelos golos e assistências que estão à vista de qualquer estatística mais primária sobre desempenhos. As equipas também precisam de defender, de roubar bolas aos adversários, de lhes cortar linhas de passe, precisam como de pão para a boca de ganhar duelos, logo também precisam de Florentinos, de Javi Garcias, de Fejsas para serem bem-sucedidas. Que me lembre, posso estar errado, só tivemos nos tempos mais recentes um "seis" que era um craque a construir depois de recuperar a bola: Matic.
4. O que mais me incomodou nas passagens de Florentino pela nossa equipa principal foram as injustiças ditas a seu respeito, os ódios de estimação que descarregaram sobre ele, o facto de ser um dos alvos prediletos, muitas vezes o mais predileto, na hora dos maus resultados. Na hora dos bons resultados raros foram os que lhe reconheceram os méritos, a importância na estratégia, o quanto valeu o seu contributo.
5. Perante tudo isto, o ciclo de Florentino no Benfica tinha mesmo que acabar. Agora que vai para nova aventura, vou ficar a torcer por ele, desejo-lhe o melhor, quero que lhe reconheçam o valor que normalmente é reconhecido aos que vêm de fora, mas menos aos da casa. Que sejas feliz, Florentino!
6. Aqueles que sempre precisam de ter um dos nossos para descarregar a bílis que têm dentro de si - eu assisto na bancada da Catedral a quem insulta de "filho da puta" jogadores do Benfica! -, esses vão agora ter que arranjar outro com quem mandar vir, não sei porquê mas suspeito que é o Ríos que está na pole position. Pelo menos a comunicação social hostil já anda em cima dele - e há Benfiquistas que vão atrás destas coisas..."

A comunicação social verde e azul quer sempre destruir os melhores jogadores do Benfica. Por isso o que eles dizem deve significar O contrário para os Benfiquistas. Ex: Rios ainda não mostrou nada ... Rios é responsável pela maior consistência defensiva evidenciada. Ou Rios controla os ritmos de jogo... E é isto que os assusta. Por isso já começaram a encher de amarelos os jogadores do Benfica.
ResponderEliminarExactamente.
EliminarE este caso do Florentino também o prova no sentido inverso, uma vez que o Tino nunca teve má imprensa.
FranciscoB