"A aprendizagem errada leva ao desastre e ao abandono da actividade. É preciso alterar a forma, o modelo, de ensino da disciplina a que ainda chamam de Educação Física, ou de ginástica! Agora chama-se “Cinesiologia Educativa”.
… Ou seja, o movimento educativo, tem de estar “alinhado” com a anatomia humana, isto é, o corpo humano só se pode movimentar de acordo com a sua anatomia esquelética, tem várias alavancas que só podem ser utilizadas nos seus limites anatómicos, a partir daí provoca-se uma lesão, uma luxação, ou uma fractura de um osso…
“Aprender” a mexer no corpo humano é essencial para evitar acidentes que levam, posteriormente, à renúncia à aprendizagem da “Cinesiologia Educativa” “de alta escola”, como a ginástica acrobática e os saltos de mesa alemã, como o “peixe”, o “duplo” e o “triplo mortal” à frente, o mortal à retaguarda, partindo de frente com meia pirueta inicial e outra pirueta final.
Isto é, a aprendizagem errada leva ao desastre e ao abandono da actividade. É preciso alterar a forma, o modelo, de ensino da disciplina a que ainda chamam de Educação Física, ou de ginástica! Agora chama-se “Cinesiologia Educativa”. Primeiro, aulas teóricas para aprender a teoria, depois aulas práticas de aprendizagem aplicada, de natureza pedagógica e, depois, prática pedagógica (ensinar a ensinar, formação de futuros professores). E, assim, irá nascer uma nova “disciplina educativa” com resultados surpreendentes!
É importante mostrar o “caminho” a quem quer caminhar, mas é preciso, primeiro, criar condições para isso. O medo existe, seja do que for, por ignorância, por desconhecimento da tecnologia adequada, pelo meio ambiente desfavorável e ultrapassado, ou seja, por múltiplos factores, sendo o mais comum o atraso social do envolvimento social local. Insistir ou persistir no ensino escolar na disciplina da ainda chamada “Educação Física” não só é errado, como aumenta a discriminação social.
No “Liceu Camões”, uma grande “escola” conceituada, a classe social “remediada”, de baixos recursos financeiros e de baixa literacia, não podia colocar os seus filhos a praticar “ginástica” no “Ginásio Clube Português” ou no “Lisboa Ginásio Clube” ou no Ateneu Comercial, ou no Sporting, etc., etc… ao contrário da classe média e alta, que colocavam os filhos nessas Instituições aonde, efectivamente, se pratica “Cinesiologia Educativa”, aonde os jovens se desenvolvem intelectual e fisicamente.
Esta questão é conhecida e nós podemos constatar que havia profissionais (licenciados em Ed. Física) que iam ler o jornal “A Bola” para a biblioteca enquanto os alunos iam (sozinhos) jogar futebol com o conhecimento dos bons e dedicados e amigos “contínuos” …
Claro que o actual Ministro da Educação, por quem temos muito apreço, não pode saber isto porque foi em 1948 e por aí fora… E ainda não tinha nascido sequer."

Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!