Últimas indefectivações

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Luz, câmara... repetição!


"Sacramental, alcochoada pelo pretexto da cadência competitiva, a cena replicou-se desde o início desta temporada, semana após semana, sempre que era chegado o momento de lançar perguntas ao treinador do Benfica nas vésperas dos jogos oficiais. Explicando o seu ponto de vista, técnico, Roger Schmidt, quando convidado a verbalizar sobre o assunto, destapou e fundamentou o porquê de insistir num determinado núcleo de jogadores para o alinhamento inclusivamente alguns detalhes sobre estratégias de utilização e de recuperação física dos atletas em andamento.
À falta de melhor tema, ou na ausência de trabalhos de casa que, com profundidade, permitissem extrair outros potenciais caminhos para inquirição e debate dos conferências de Imprensa, circundou-se a gestão e a possível troca ou rotatividade dos componentes do plantel. Até ao dia em que aconteceu no desafio de sábado passado, no intervalo do duplo embate com o PSG para a Liga dos Campeões, o treinador do Benfica promoveu, de uma assentada, cinco modificações no onze. E findos 45 minutos, com o compromisso da 9.ª jornada da Liga Bwin bem encaminhado, determinou o 'descanso' de mais dois elementos (Gonçalo Ramos e Enzo) cujas prestações têm sido impactantes.
O conforto, o rendimento e a intensidade evidenciada pela equipa, apesar das diversas alterações produzidas por Roger Schmidt, configuram, a par do desfecho (vitória por 4-2) e da correspondente adição de 3 pontos, a melhor das notícias do encontro disputado no Estádio da Luz, outra vez com mais de 56 mil espectadores nas bancadas! Observando todos os pormenores na equipa do Benfica, da exibição ao resultado verificado na dobragem do primeiro quarto do Campeonato, a constatação do enraizamento do axioma 'o todo é maior do que a simples soma das suas partes' certifica uma abordagem técnico-tática personalizada, uma identidade; oblitera a qualidade do trabalho em marcha e do aproveitamento e da transformação dos recursos. Mais do que uma equipa, há um plantel sincronizado com a idade de jogo!
São indicadores superinteressantes, percepcionados numa fase da época com mais um ciclo de jogos de tremenda exigência e que, aquém-fronteiras, reúne num curto espaço de tempo uma eliminatória da Taça de Portugal e um clássico de Campeonato fora de portas, tudo isto envolvido por um anel que é o desejo de concretizar o objetivo de apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões."

João Sanches, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!