Últimas indefectivações

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Aguentar para depois brilhar

"Uma vitória justíssima por parte do Benfica, sobretudo pelo futebol exibido na segunda parte

Pressa gera passes errados
1. Foi um jogo muito equilibrado na primeira parte. Ambas as equipas entraram muito rápidas, a querer resolver depressa, o que gerou muitos passes errados e falta de ligação, em especial pelo Benfica nos primeiros minutos. Os algarvios, afoitos e destemidos de entrada, criaram a primeira grande ocasião de golo, por Anzai, a que Vlachodimos respondeu com grande defesa. O jogo continuou aberto, e o Benfica não conseguia encontrar ligação ofensiva, mas num canto fez o golo: Chiquinho a marcar, Gabriel a desviar ao primeiro poste e André Almeida a cabecear muito bem. Golo bem construído num lance de bola parada, de laboratório.

Prevaleceu a eficácia
2. O Portimonense tentou reagir e respondeu, sempre, pelo menos até ao intervalo, ao golo sofrido. É verdade que, apesar de várias saídas em ataque rápido, depois desse lance de Anzai nunca foi muito esclarecido, mas equilibrou muito o jogo, tornou-o muito repartido. Na primeira parte, o Benfica fez o golo, num tipo de lances, os cantos, em que todos reconhecem ser os encarnados muito fortes e, diga-se em abono da verdade, também poucas mais oportunidades de golo conseguiu construir. Por isso a primeira parte valeu pela eficácia do Benfica, que aí fez a diferença.

20 minutos demolidores
3. A segunda parte foi diferente. O Benfica entrou forte e, aos 47', deu brilho à exibição: na sequência de novo canto, aumentou. Esta a chave da goleada: com 2-0, serenou; ao contrário, o Portimonense intranqualizou-se e foi à procura de um golo. Subiu no terreno, adiantou linhas... e o Benfica foi letal em duas transições rápidas, a primeira num passe fantástico de Grimaldo para Vinícius. O Portimonense não abdicou de procurar o golo e esse foi o seu pecado capital: querer jogar olhos nos olhos. Chiquinho, Cervi e Vinícius envolveram os algarvios num carrossel e aos 66', o 4-0. São 20 primeiros minutos da segunda parte demolidores do Benfica!

Muito seguros e convincentes
4. A partir daí, o Benfica ficou confortável e geriu. Partiu para exibição muito segura e convincente. Uma segunda parte à Benfica: venceu e convenceu, com bom futebol. Uma palavra para Bruno Lage: em 28 jogos de campeonato, somou a 26.ª vitória. Absolutamente fantástico o seu trabalho. Têm criticado as exibições, que o Benfica ganhava mas não convencia, mas desta vez merece o elogio da nação benfiquista."

Vítor Pontes, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!