Últimas indefectivações

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Os sorrisos que precederam as lágrimas

"A vinda do Torino a Lisboa, em 1949, não se resumiu apenas a futebol e tragédia. Houve alegria, convívio e... atum.

É com bastante pesar que se recorda, anualmente, o 'desaire de Superga' e, consequentemente, a vinda da equipa de honra do Torino a Lisboa, em 1949, para o jogo com o Benfica. Igualmente, todos os anos, são lembrados e homenageados os que, aí, viram findada a sua vida. No entanto, a viagem da comitiva turinense a Lisboa não se resumiu apenas a futebol e tragédia. Houve alegria, passeio e convívio. Mazzola, capitão do Torino, quando questionado pelo Mundo Desportivo se estava satisfeito coma visita a Lisboa, respondeu: 'Oh! Muitíssimo'.
O Torino chegou a Lisboa na tarde de 1 de Maio para participar na festa de homenagem a Francisca Ferreira. Nesse mesmo dia, antes de se instalar no Hotel do Parque do Estoril, foi conhecer o Estádio Nacional: 'Como é belo o vosso estádio!', exclamou Mazzola.
No dia seguinte, depois de 'um «galope» de treino no campo do Estoril', foi a vez das visitas oficiais. Começaram por ir à secretaria do Benfica, onde se de moraram 'a admirar os centenares de troféus que o clube dos «encarnados» guarda na sua monumental «Sala das Taças»', e seguiram para a Câmara Municipal de Lisboa. Antes do regresso ao Estoril, houve ainda tempo para uma passagem por Sintra.
O dia 3 foi o dia do jogo. Ao Jamor 'acorreram simpatizantes de todos os clubes' para ver o encontro 'entre os «encarnados» da Itália e de Portugal'. O desafio terminou a favor do Benfica mas, sem ressentimento, rumaram ao Restaurante Alvalade, para um banquete de confraternização, em que não faltaram brindes e trocas de lembranças.
Na manhã seguinte, bem cedo, estava marcado o regresso a Itália. Já no aeroporto, pouco antes da partida, 'Francisco Ferreira abraçou o capitão do grupo italiano (...) e ofereceu-lhe (...) pacotes de latas de atum'. 'E foi entre abraços e risos de satisfação que os homens do Torino entraram no avião', levando consigo as conversas portugueses 'que eles muito tinham gabado'.
Na exposição permanente do Museu Benfica - Cosme Damião a tragédia do Torino não foi esquecida. Na área 15. No caminho do tempo, está representada através de um galhardete do clube italiano, da Taça Olivetti e de um fragmento dos destroços do avião."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!