Últimas indefectivações

sábado, 27 de junho de 2015

A melhor época de sempre?

A subjectividade inerente a uma avaliação deste género, torna as escolhas passíveis de contestação. Há que delimitar o âmbito, para, de seguida, contextualizar as épocas, as modalidades e as competições disputadas. 
Por exemplo, no Basquetebol, 2014/15 foi a temporada em que o Benfica conquistou mais provas nacionais (5), mas não a melhor de sempre: Em 1994/95 também atingimos o pleno (4 provas). No entanto, a prestação europeia (melhores 16 da principal competição), faz a balança pender a seu favor. Outro caso elucidativo é o do Futebol em 2013/14: O Benfica venceu os três títulos nacionais em disputa (CN; TP; TL), estabelecendo um recorde, e chegou à décima final europeia do seu historial. Todavia, 1960/61, pela glória alcançada com a vitória na final da Taça dos Campeões Europeus e por termos arrecadado mais um título nacional, é, na minha opinião, a melhor de sempre.
No âmbito estritamente desportivo e em termos globais, a época que agora finda foi, a nível nacional, a melhor de sempre do Sport Lisboa e Benfica (e de um Clube português). Assumindo que sermos campeões nacionais de Futebol é uma premissa, é necessário recuar a 1988/89 para encontrarmos uma temporada em que tenhamos conquistado 7 Campeonatos Nacionais (Futebol, Basquetebol, Atletismo, Andebol, Natação, Bilhar e Ténis). Em 2014/15, vencemos 8: Futebol, Basquetebol. Hóquei em Patins, Futsal, Voleibol, Atletismo, Snooker e Triatlo, aos quais acrescentámos quatro "dobradinhas", os plenos do Atletismo, Basquetebol e Voleibol e as conquistas na vertente feminina do Râguebi, Hóquei em Patins (o pleno nacional e a Liga Europeia), Futsal e Pólo Aquático. Inesquecível!

João Tomaz, in jornal 'O Benfica'

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!