Últimas indefectivações

sábado, 14 de junho de 2025

Um artista futebolista


"Nome conhecido no mundo das artes, Pedro Guedes demonstrou ter também talento para o futebol

Pedro Guedes nasceu em Macau, no ano de 1874. Viria para Portugal ainda mais jovem, onde ingressou na Real Casa Pia de Lisboa. Aqui, foi jogador e capitão do grupo de futebol, tendo participado na história vitória por 2-0 frente ao Carcavellos Club, em 22 de Janeiro de 1898. Neste desafio jogou na posição de full-back, o que corresponde ao atual lugar de defesa, e a imprensa teceu-lhe vários elogios: 'Agora resta-nos fazer justiça a Guedes, mui digno captain do grupo da Casa Pia, Guedes jogou toda a partida d'uma maneira superior, não tendo nada que invejar aos três half-backs'.
O jovem aluno 'granjeou as maiores simpatias e manifestou interesse pela arte', e, por proposta da Casa Pia de Lisboa, continuou os seus estudos na Escola de Belas-Artes. Anos mais tarde, pertenceu à Associação do Bem, fundada em 1903 por antigos alunos da Casa Pia de Lisboa, criada com a finalidade de confraternização e de auxilio e ex-pupilos desta instituição que estivessem a passar por dificuldades. Também tinha uma vertente desportiva, entre as quais a prática de futebol. Alguns destes jogadores, juntamente com outros futebolistas do Grupo dos Catataus, viriam a fundar o Sport Lisboa e Benfica, em 28 de Fevereiro de 1904.
Em 1 de Janeiro de 1905, Pedro Guedes alinhou pelo Sport Lisboa, naquele que foi o primeiro jogo do Clube registado na imprensa. Os encarnados venceram o Grupo de Campo de Ourique, por 1-0, no Campo das Terras do Desembargador. Nesta altura, o futebol estava ainda a conquistar o seu espaço no panorama desportivo em Portugal, e, como as fontes da época nem sempre publicavam as crónicas dos jogos, o seu percurso no Clube tem espaços em branco.
Na memória de Cosme Damião, na sua famosa entrevista ao jornal A Bola em 1945, Pedro Guedes era ainda jogador encarnado em 1907: 'O Sport Lisboa tinha uma primeira categoria com jogadores de elevada posição social. (...) Pedro Guedes começou a firmar o seu nome como pintor. (...) Alguns deles já não estavam nos vinte anos... Não lhe agradava, por isso, andar com equipamentos e balneários ao ar livre, sem comodidade nenhuma. Já não tinham idade, nem posição social para rapaziadas'.
No entanto, seria no mundo das artes que o nome desde antigo jogador ficaria eternizado. Faleceu com 86 anos em Lisboa.
Saiba mais sobre os primeiros tempos do Sport Lisboa e Benfica na área 18 - 'E Pluribus Unum', do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!