Últimas indefectivações

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

O massagista campeão europeu


"Hamilton Marques da Pena foi uma pedra basilar na conquista do Bicampeonato Europeu

O enfermeiro-massagista Hamilton Marques da Pena foi contratado pelo Benfica em Agosto de 1960, em substituição de Aurelino Pereira Rodrigues, mais conhecido por 'Mão de Pilão'. Nesse momento, deveria estar longe de imaginar que, logo na sua primeira época no Clube, iria acompanhar e contribuir para a conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus!
Seguindo as pisadas do seu tio, Manuel Marques, massagista do Sporting, Hamilton formou-se na Escola de Enfermagem de Artur Ravara, 'que é, ao que sabemos, a melhor das instituições que, no género, existem entre nós'. Foi empregado na Associação de Socorros Mútuos dos Empregados no Comércio e Indústria e no Barreirense, até que, com 32 anos, passou a fazer parte dos serviços clínicos do Benfica.
Detentor das 'melhores referências', Hamilton Marques da Pena 'vem conseguindo, desde a sua primeira hora de presença no Benfica, merecer e justificar o apreço e o respeito de quantos, por qualquer forma, andam ligados ao fenómeno futebolístico, porque, à sua simpatia pessoal, alia uma nada vulgar capacidade profissional'. O seu compromisso foi visível em Aarhus: depois de entalar a mão esquerda numa porta giratória, 'que ficou inchadíssima e muito escura', passou a trabalhar somente com a outra mão, com 'evidente sacrifício'.
Através de 'um trabalho intenso, um trabalho de esgotar, para que se obtenha, como se obtêm (...), um mínimo de lesões musculares entre os futebolistas do Clube', esteve presente das campanhas europeias de 1960/61 e 1961/62, orgulhando-se 'de ser o primeiro massagista português a trabalhar com campeões da Europa'!
Considerado 'o décimo segundo jogador da nossa equipa de futebol', Hamilton Marques da Pena viveu os momentos altos e desafiantes da história do Benfica durante quase três décadas, enquanto enfermeiro-massagista encarnado.
Saiba mais sobre as campanhas europeias do Benfica no livro Talento e Superação: o Bicampeonato Europeu do Benfica, da autoria do Património Cultural Benfica e de A Bola."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!