Últimas indefectivações

quarta-feira, 8 de julho de 2020

O próximo treinador do Benfica

"Um dos melhores dias da minha vida (ainda curta, pelo menos eu acredito nisso) foi o 15 de Maio de 2013. O Benfica jogou em Amesterdão contra o Chelsea. O desfecho todos conhecemos. Mas a emoção que vai num adepto que tem a possibilidade de ver o clube que acompanha desde criança chegar a uma Final Europeia é difícil de explicar. Levantei-me às seis da manhã com um dos meus melhores amigos (e parceiro aqui na página). Apanhei um voo para Amesterdão rodeado de benfiquistas. Passei o dia em Amesterdão rodeado de ainda mais benfiquistas. Vi o jogo. Fiquei chateado com o resultado, mas orgulhoso do jogo. Às quatro da manhã já estava em casa em Lisboa. Foi um dia que nunca irei esquecer. Mal eu sabia que no a seguir, o Benfica voltaria a uma final da Liga Europa. Esse dia aconteceu, em boa parte, graças a um homem. Ainda falta cerca de um mês para a temporada terminar, mas o próximo treinador do Benfica já está escolhido. Jorge Jesus vai treinar o Benfica a partir de 2020-2021 e esta notícia divide os benfiquistas em dois grupos. Ambos com pontos de vista válidos, na minha opinião.
A. Os benfiquistas que querem Jorge Jesus de volta. E há vários argumentos legítimos.
A1. O Bom Futebol. Não há muito a dizer aqui. O Futebol de Bruno Lage no ano passado foi bom. Mas este ano já não foi tão bom. Não houve nenhum treinador que tenha dado uma consistência de bom futebol em Portugal como Jorge Jesus deu. São nove anos a treinar equipas grandes, sete deles a disputar o título e com um futebol positivo e evoluído.
A2. Apanhou um Porto Carregado de Talento. Muita gente diz que Jorge Jesus passou mal contra Vítor Pereira. E é verdade. Mas com o talento que o Porto tinha na altura, qual era o treinador que não passaria mal? Para relembrar, Jorge Jesus apanhou o Porto onde os jogadores mais utilizados foram João Moutinho, Hulk, James Rodríguez, Danilo, Lucho, Jackson, Otamendi, Fernando e Alex Sandro. Não era propriamente um regimento de batanetes.
A3. Não Há Treinadores Melhores Disponíveis. Já tinha dito isto antes e volto a dizer. Bons treinadores são um commodity cada vez mais rara. Há poucos e os poucos que há estão em clubes com contas mais recheadas do que as nossas. Não há um treinador interessado em vir para o Benfica com tanta qualidade e consistência como Jorge Jesus. E se Jorge Jesus falasse espanhol ou inglês também não estaria ao nosso alcance. Não estou a dizer que não há melhores treinadores que Jesus. Há melhores. Poucos, mas há. No entanto, ou ainda são um tiro no escuro (e como tal, uma aposta arriscada) ou então não estão interessados.
A4. Evolução de Jogadores. Angel Di Maria, Oscar Cardozo, Nemanja Matic, Javi Garcia, David Luiz, Ramires, Alex Witsel, Nolito, Nico Gaitan, Rodrigo, Fábio Coentrão, Lima, Lazar Markovic, Enzo Perez e Jan Oblak. Contra factos, não há argumentos.
A5. Plantéis do Benfica São Mais Profundos. Um dos problemas de Jorge Jesus é que os jogadores chegavam ao final da temporada totalmente esgotados. Entrámos numa final europeia com Rúben Amorim e Sulejmani (substituído aos 24’ por André Almeida). Estava tudo lesionado ou castigado. Isso agora é cada vez menos um problema no Benfica. Se há coisa que temos tido é profundidade no plantel. O que permite uma maior rotação ao longo da época e estarmos mais prevenidos em caso de lesões. .
B. Os benfiquistas que não querem Jorge Jesus de volta. E há vários argumentos legítimos.
B1. Curva de 180º no Projeto. Passámos os últimos cinco anos a falar de formação. O nosso Presidente há três semanas disse numa entrevista que uma equipa de jovens do Benfica lutava pelo título. E agora vamos fazer uma curva de 180º naquilo que a Direcção tem sempre defendido.
B2. Fraca Valorização de Jovens. É verdade que houve Reinier no Flamengo, mas Jorge Jesus não é um treinador especialmente conhecido por pegar em jogadores seniores de primeiro ou segundo ano. Sendo que isto é um problema porque se há coisa que nós temos boa é jogadores seniores 1º ano, juniores e juvenis. O regresso de Jorge Jesus, dá uma nova vida aos fantasmas de Bernardo Silva (que já não é preciso dizer qual era a posição onde jogava com Jorge Jesus) e João Cancelo que estava na equipa B enquanto o André Almeida ocupava os minutos que Maxi Pereira não jogasse.
B3. Contratações Pouco Felizes. Jorge Jesus além de ser sinónimo de evolução de jogadores, é também sinónimo de contentores do Brasileirão bastante questionáveis. Houve uma época onde o Bruno César foi mais utilizado do que o Pablo Aimar e o Nolito, por exemplo. Jorge Jesus nunca escondeu a sua paixão pelo Brasileirão. Ao longo dos anos com ele, chegaram vários jogadores oriundos de lá. Algo que não se passou depois. Depois de Jorge Jesus, continuaram a chegar vários jogadores de qualidade questionável, mas não do Brasileirão. Em suma, a chegada de Jorge Jesus é a garantia que os jogadores de qualidade questionável vão continuar a chegar
B4. Exibições Fracas na Champions League. É uma prova onde Jorge Jesus não tem tido grandes resultados. Só passou da Fase de Grupos uma vez em sete participações. Tem quinze vitórias em quarenta e cinco jogos. Posto isto tudo, é Jorge Jesus uma boa aposta? Não sei. Mas o argumento a que sou mais sensível é o A3. Não há muito melhor disponível neste momento."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!