Últimas indefectivações

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Aldrabices e outros quinhentos

"A equipa B do Manchester City e a equipa B do Benfica. E Bruno Lage à frente de todos os outros treinadores em 20 jogos

José Mourinho, enquanto comentador da Sky Sports, escalonou assim assim os candidatos ao título inglês: «Manchester City, Tottenham, Liverpool e a equipa B do Manchester City». Pitada de humor, claro: equipa B do Manchester City. Claro que ainda faltam 37 jornadas para terminar a Premier League e a afirmação do treinador português pode virar-se contra ele. Vejamos, porém, o onze que iniciou o jogo com West Ham: Ederson; Walker, Stones, Laporte e Zinchenko; Rodri, De Bruyne e David Silva; Sterling, Gabriel Jesus e Mahrez. Resultado: 5-0. Olhemos para o onze alternativo, a equipa B de Mourinho, formado a partir dos restantes elementos do plantel de Guardiola: Claudio Bravo; João Cancelo, Otamendi, Mendy e Angeliño; Bernardo Silva, Fernandinho, Gundogan e Phil Foden; Sané e Aguero. Seria este onze candidato a vencer a liga? Tirando a pequenina aldrabice de colocarmos Mendy como central, clarinho candidato. Ou seja, Mourinho tem razão: a equipa B do City poderia entrar nos quatro primeiros lugares.

Que diria Mourinho dos candidatos ao título português, sobretudo depois do duplo 5-0 dos homens da Luz? Benfica, FC Porto, Sporting e Benfica B? Vejamos o onze alternativo de Bruno Lage, formado por quem não jogou de início com o Paços de Ferreira: Svilar; André Almeida, Jardel, Conti e Cervi; Taarabt, Fejsa, Gabriel e Chiquinho; Carlos Vinicius e Jota. Tirando a pequenina aldrabice de colocarmos Cervi como defesa, candidato ao título? Talvez não ao primeiro lugar, mas certamente ao top-5. Ou seja, juntando quem defrontou os pacenses com a fictícia equipa B, o Benfica tem o melhor plantel. Será campeão em Maio? Isso, como diz o povo, são outros quinhentos. Faltam 33 jornadas (99 pontos) e há ainda muita água para correr por baixo das pontes. Seja a 25 de Abril ou a da Arrábida.

A maior surpresa de 2019 no futebol português não foi João Félix. Foi (está a ser) Bruno Lage. Entrou em Janeiro e, com sete pontos de atraso para o líder, acabou campeão com dois de avanço, totalizando 87. Melhor só o FC Porto 2017/2018 e o Benfica 2015/2016, ambos com mais um ponto. Lage chegou agora aos 20 jogos na liga e soma nada menos de 58 pontos. Venceu 19 jogos, só empatando, em casa, com o Belenenses, fruto de dois lapsos. Não há, na história do Benfica, treinador com mais pontos nos primeiros 20 jogos. A seguir, com 53 pontos, surge Fernando Riera. Aliás, ninguém em Portugal fez mais pontos nos primeiros 20 jogos num clube. E podem lá colocar Artur Jorge, Mourinho, Villas Boas, Jesualdo Ferreira, Laszlo Boloni, Augusto Inácio ou Malcolm Allison. Será Campeão? Isso são outros quinhentos."

Rogério Azevedo, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!