Últimas indefectivações

sábado, 30 de abril de 2016

Clube do regime

"Bruno de Carvalho destacou no Facebook no dia 25 de abril que o Sporting foi campeão em 1973/74. É uma velha questão, esta dos leões terem sido o primeiro campeão depois da ditadura, portanto, em liberdade, por contraponto aos alegados proteccionismos ao, nesse sentido, visto como o clube do regime, o Benfica. Um argumento recorrente entre sportinguistas mas que não faz, objectivamente, sentido.
Na verdade, nem sequer é uma ideia bem fundamentada, pois na jornada anterior à Revolução dos Cravos, a ronda de 21 de abril de 1974, o Sporting já liderava a prova. Ou seja, desde o início da época, ainda na ditadura, que o Sporting era melhor nesse ano. Prosseguindo com o exercício, o primeiro campeão em liberdade - toda ela em liberdade - foi o Benfica, vencedor em 1974/75. E em 1975/76. E em 1976/77. E o FC Porto em 1977/78. E em 1978/79. O Sporting só venceria uma liga pós-ditadura em 1979/80, seis anos depois da revolução. E mais: «As décadas de 40 e 50 foram as de maior apogeu do Estado Novo» (em Futebol Português - Política, género e movimento, livro coordenado por Nuno Domingos e Nina Clara Tiesler), esses liderados pelos leões (10 em 20 campeonatos). Os de 60 a 74, marcados pelas águias (11 em 15) foram pautados por mais episódios de afrouxamento do regime (com Salazar já envelhecido), tantos que o conduziram à queda. E, já agora, o clube que mais passou a ganhar em liberdade, pelas mesmas lógicas, teria sido o FC Porto, que se afirmou como potência nacional e até internacional. Teria sido, antes, prejudicado face a Lisboa?
Estas formas de olhar para as vitórias no futebol são simplistas. Temos sempre o hábito errado de sobrepor a história política às outras histórias. Os clubes têm momentos, épocas, ciclos, jogadores, treinadores. E vencem por isso. O resto é história. Na verdade, como vimos, nem isso, nem história é. É apenas conversa."

Miguel Cardoso Pereira, in A Bola

PS: O mais irónico disto tudo, é que sem as delicadezas do politicamente correcto, e chamando os bois pelos nomes, o verdadeiro clube do regime, foi sem qualquer margem de dúvida o Sporting... que depois do 25 de Abril tem ganho muito, mas mesmo muito pouco... Sendo que os Corruptos, só começaram a ganhar mais, com a aparecimento da Liga e de todo o sistema que o Apito Dourado deu a conhecer...
Só o Benfica, manteve a regularidade das vitórias, antes e depois do 25 de Abril... e isto não é uma opinião, é uma realidade estatística.

1 comentário:

  1. Os corruptos só começaram a ganhar quando Portugal entrou em colapso e na bagunçada que foram os 25 anos a seguir ao 25 de Abril, em que as estruturas do país entram em colapso, era o salve-se quem puder, e os corruptos como oportunistas e criminosos que são aproveitaram-se disso. Especialmente no norte e no Porto, quando ainda hoje é o que se vê. Basta ver o que se passa com a Operação Fénix.

    Nada funcionava, nem a polícia (qualquer polícia), nem o sistema judicial, está melhor mas muito longe de outros países, muito menos as estruturas do futebol. Era tudo uma cambada de corruptos, só queriam putas e vinho verde. E muitas notas.
    Controlos anti doping não havia, e ainda não há, quem se aproveita disso são os criminosos.
    A pouco e pouco isto vai ao sítio e quem vai ganhar com isso é o Benfica.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!