Últimas indefectivações

sexta-feira, 21 de março de 2014

Contra as injúrias da sorte

"Quando o Benfica já estava a aviar com 3 golos o Tottenham Hotspurs, o que se ouvia em White Hart Lane, Londres, era 'Só mais um, só mais um, só mais um...', em língua portuguesa. A verdade é que ainda com o marcador por estrear o que se ouvia era 'SLB, SLB, Glorioso SLB'. Isto acontece seja qual for a cidade do Mundo onde jogue o Benfica, é único em relação a clubes portugueses e será muito raro para qualquer clube do Mundo. O Benfica não tem fronteiras.
Estas vitórias são um justíssimo motivo de regozijo para os Benfiquistas e para Portugal. Independentemente dos Benfiquistas que se deslocam a acompanhar a equipa, o Benfica tem adeptos, na planetária dispersão do povo português, prontos a apoiar o Clube. E na realidade, o Benfica também os apoia.
Portugal sempre tem sido, e é agora uma vez mais, um País de emigração, o que não é motivo de grande orgulho para o País, que não assegura o presente e o futuro dos seus filhos, mas é um imenso motivo de orgulho para os portugueses, um povo desenrascado, sempre disposto a arregaçar as mangas, pôr a trouxa às costas e procurar oportunidades onde elas existam. Para esses muitos milhares de portugueses, uma visita do Benfica e uma vitória do Benfica lá fora compensa muitas das frustrações da vida. O Reino Unido é actualmente o principal destino de emigração dos portugueses, que têm vindo a fugir da crise, e do país, à razão de 120 mil por ano. Em Londres, na passada quinta-feira, 13 de Março, o Benfica deu a muitos desses portugueses o conforto de uma vitória, o aconchego de uma alegria, o amparo de um desforra 'contra as injúrias da sorte', como se canta no poema de A Portuguesa. Esta crónica, com vossa licença, é dedicada ao meu filho Manuel, em Londres."

João Paulo Guerra, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!