Últimas indefectivações

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O 'derby'

"Hoje o Benfica sabe em Camp Nou se continua na Champions ou se vai para a Liga Europa. Na segunda-feira será a vez de jogar em Alvalade para o campeonato.
Dois encontros com magia. O primeiro perante a equipa que, no mundo, joga um futebol que está para além do futebol. O segundo com os seus inalienáveis atributos históricos de um confronto de rivalidade empolgante e onde a sua eterna imprevisibilidade é a única certeza.
Na passada temporada, o Sporting acabou com as então ténues esperanças de o Benfica poder ser campeão. Venceu justamente por 1-0, pese embora um escandaloso penalty não assinalado no primeiro minuto. No fim, os jogadores deram uma volta ao relvado agradecendo aos apoiantes nas bancadas e rejubilando com a vitória no campeonato... perdão, naquele jogo. Uma imagem que não esqueci pelo carácter tão efusivo quanto deprimente para um grande clube como é o Sporting.
Por vezes fala-se do perigo da belenensização do SCP. Ideia injusta. Para os leões porque, apesar das crises, o clube é uma sempre importante instituição de âmbito nacional. E, já agora, também para o Belenenses que não merece ser a abusiva bitola da desgraça.
O que me surpreende, porém, é haver sportinguistas com voz pública que se estão a habituar à suprema satisfação de, numa época, poderem vencer o Benfica, mesmo que tudo o resto seja miserável. Li, estupefacto, um deles dizer que «apenas um vitória no derby com o Benfica salvará a época»! Tal qual reage o jogador ou adeptos de um qualquer clube menor (mesmo sem juba) que vive obcecado com essa façanha curricular e festiva de, um dia, derrotar o clube da Luz."

Bagão Félix, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!