Últimas indefectivações

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O trabalho de Jesus

"Esta época, mais que qualquer outra, tenho visto um trabalho fantástico por parte do Jesus. Sim, mesmo sendo uma besta arrogante que não sabe lidar com pessoas e acima de tudo que é teimoso que nem uma mula e isso fará sempre com que nunca possa ser um Treinador de topo.
Onde?
Não tem meio-campo, fez do Matic um trinco muito forte, ele que era um gajo que atacava mal os lances (chave para ser-se trinco), que não era trinco de raíz, que não agradava quando substituía o Javi, que não chegava para o Benfica. Eu sempre achei isto e a evolução do jogador é demasiado notória mesmo para quem já gostava dele. Grande trabalho do Jesus.
Não tem meio-campo, inventou um 8 em Enzo Pérez que não fez ainda um único jogo mau e alguns tem sido dos melhores elementos em campo. Eu próprio o apontei como o mais provável 8 de tudo o que tínhamos no plantel, o Jesus achou o mesmo e conseguiu de facto que ele vingasse na posição, uma posição que fisicamente é muito mais exigente porque o "descanso agora aqui na linha" não existe, a concentração tem de ser constante. Grande trabalho do Jesus.
Não tem meio-campo e já inventou 1 puto e meio para essa zona do terreno (sim, também não tinha remédio). O Gomes tem classe, toque de bola e muito potencial, o Almeida tem recebido confiança, não o acho (como falado recentemente) jogador de futebol para o Benfica (vêm? já o acho para outros clubes!) mas a verdade é que já foi titular em 2 jogos de Champions (embora um a lateral, posição que não tem NADA a ver em termos de exposição ao jogo). Grande trabalho do Jesus.
Perdeu o capitão e voz de comando da equipa, só quem já andou a jogar futebol a sério é que sabe a importância que isto tem, não sou o caso mas conheço quem tenha sido e defenda de forma bem clara a importância que o capitão da confiança do treinador tem para o rendimento da equipa. O Luisão é o "limpa-neves" do Benfica há anos a fio, é o jogador estrangeiro com mais jogos pelo Benfica e uma figura incontornável. Até golos decisivos o tartaruga marca e é o treinador que pode estar dentro das 4 linhas. Grande trabalho do Jesus minimizar a níveis categóricos esta ausência.
Não tem defesa-esquerdo (ou tem mas não confia para titular) e vê no Melgarejo esse potencial. Todos os criticámos (e bem) por tê-lo lançado logo a frio (e deu merda) mas rapidamente percebemos que o puto é mesmo craque e tem tudo para vingar naquela posição. Como já disse no post anterior, até parece que o gajo joga ali há anos... Grande trabalho do Jesus.
O Lima chegou sob críticas, o Lima não jogou logo, o Lima começa a jogar e começa a marcar golos uns atrás dos outros. O timing foi muito bom e hoje temos 3 avançados que, esses sim, são suficientes para criar inveja a muitos clubes europeus. Grande trabalho de preparação do Jesus.
O Ola John veio por uma quantia astronómica e todos criticámos o facto dele não jogar sequer. Tanto dinheiro e nada? Demorou, demorou... O Jesus sempre disse que ele não estava preparado, que ele não percebia ainda o jogo do Benfica. Agora que o lançou, todos temos a esperança de ter ali o jogador que vimos jogar na época passada contra o Benfica, o jogador que afinal se calhar até vale o dinheiro investido, o jogador entusiasmante e que, repito, com confiança parte qualquer gajo no um-para-um. Grande trabalho de preparação do Jesus.
Agora imaginem que isto tudo foi em 3 meses... 3 meses... E nesses 3 meses, com um farrapo de plantel (no que toca a buracos por tapar, porque qualidade tem) estamos a dividir a liderança do campeonato, estamos na Taça de Portugal, estamos com dificuldades na Champions (embora com remotas hipóteses de passar), estamos em todo o lado... Eu não quero imaginar o que seria isto com um treinado banal que tivemos tantos, tantos anos seguidos...
Como já disse, o Jesus irrita-me e por vezes quero mais que ele... Mas por mim só sai se for para vir um daqueles nomes de topo infalíveis... Porque dos "medianos-mais" temos claramente o melhor deles todos."


PS: Discordo da conclusão, até porque todos os outros parágrafos anteriores provam que o homem não é tão mediano quanto isso - sendo que ele não é tão infalível, como julga... -, mas concordo totalmente com o espírito do artigo. Excepto o excerto da 'besta', aliás a única razão que fez - e vai continuar a fazer - do Jesus um treinador de sucesso no Benfica, é exactamente a sua teimosia, por alguma razão na história do Benfica, praticamente nenhum treinador Português obteve sucesso. Sem a teimosia - acertada uma vezes, errada noutras -, já tinha perdido o rumo, e andaria ao sabor das opiniões dos treinadores de bancada, pelo menos daqueles que fazem mais barulho...!!!

5 comentários:

  1. Li com atenção o seu texto e congratulo-me que haja benfiquistas que vejam a nossa equipa profissional de uma forma racional. Nós além de sentirmos o BENFICA também temos que olhar para a parte financeira de uma estrutura pesada. O Jorge, está a fazer um excelente trabalho e "criando" lugares na equipa para jogadores de outras posições. Deste grupo de jogadores para mim o caso mais interessante é do Enzo Perez. No jogo contra o Guimarães segui de perto a movimentação do Enzo. Foi uma exibição de encher o "olho". O Jorge tem sido caricaturado por não saber falar, só mastigar pastilhas etc.etc., mas uma coisa ninguém o pode acusar, é saber de futebol. O homem respira futebol, deve sonhar com futebol 24 horas seguidas. Reparem a maneira como ele orienta a equipa durante o jogo ( chega a marcar o sitio onde o jogar se deve colocar). Não estaremos a formar uma grande equipa !

    ResponderEliminar
  2. nunca tive dúvidas em relação às qualidades do mestre Jorge Jesus, nunca, minto, quando veio para o Benfica não o conhecia suficientemente para tecer qualquer crítica e tinha as minhas dúvidas, mas foram rapidamente resolvidas, para mim.
    JJ é um enorme treinador. Tenho dúvidas que seja mais "arrogante" que o treinador do Real Madrid, que seja mais "teimoso" que o mesmo treinador e é precisamente dessa massa que se fazem os "génios"... os lideres não podem mostrar dúvidas e esse fato torna-os bastante insociáveis, certo? numa determinada lógica, há outros métodos, mas nesse caso do futebol profissional ao mais alto nível o que resulta melhor é a inflexibilidade, pelo menos para fora, claro que tem os seus colaboradores mas quem decide é quem manda, é que dá a cara...
    Claro que não é doutor, nem honoris causa, é filho da cultura operária o que me enche de orgulho, ele próprio foi trabalhador da Sorefame, portanto é um alvo invejável da crítica burguesa, tipo, "então esse burgesso é treinador do meu Benfica com a 4ª classe e eu que sei tanto de futebol" ahahahah
    Como benfiquista estou-lhe grato pelo trabalho desenvolvido, há muito tempo que não tínhamos uma equipa tão afirmativa, no país e no estrangeiro, o que já não via desde o o tempo do primeiro Erickson.
    Vamos lá ganhar e Vila do Conde...
    Viva o Benfica!
    e pluribus unum!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O jj foi operario na CELCAT (cabos electricos), onde trabalhou o pai e julgo que ainda trabalha o irmao.
      P.M.

      Eliminar
  3. Completa razão P.M., CELCAT fui buscar a SOREFAME por alguma simpatia, já ouvi da boca do próprio mestre, através da TV, talvez por a antiga empresa ficar junto do campo do Estrela da Amadora :) talvez?... Obrigado pela correção.
    e pluribus unum!

    ResponderEliminar
  4. Nem mais, curiosamente acabei de fazer um post sobre JJ, aqueles que hoje defendem que ele já devia ter saído, serão os mesmos que quando o virem ganhar títulos noutras paragens, irão apontar o dedo a LFV por o ter deixado sair, à semelhança de outras situações, esquecendo-se rapidamente daquilo que defendiam, para esses, é tudo sempre mau e a culpa é sempre dos outros.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!