Últimas indefectivações

sábado, 8 de janeiro de 2011

Férias

"O Futebol Português tem originalidades que o distinguem de países europeus com mais Futebol, mais praticantes, mais competitividade e mais afluência aos estádios.
A primeira dessas originalidades é o número exagerado de equipas que disputam o escalão principal: 16, num país com 10 milhões de habitantes e 89 mil quilómetros quadrados de superfície. Na Alemanha, com oito vezes mais população e quatro vezes mais território, o campeonato principal é disputado por 18 equipas.
Segunda originalidade é o facto do calendário e horários dos jogos serem ditados pela TV. Bem pode uma equipa querer jogar à tarde e encher as bancadas com famílias e novos espectadores, que a TV manda e a Liga obedece: jogos de sexta a segunda, no prime time.
Terceira originalidade é que entre as 16 equipas que disputam o presente Campeonato, apenas três alcançaram o título de Campeão, sendo que a maioria joga na retranca com o objectivo da manutenção. Em Inglaterra, das 20 equipas que disputam a Premier League, 13 já conquistaram o título.
E nos últimos anos foi introduzida uma originalidade no Campeonato de Portugal. Para além do defeso e sem razões meteorológicas, o Futebol mete férias pelo Natal e pára com frequência o Campeonato principal plantando outras competições aos fins-de-semana. Com tantas paragens é evidente que o Futebol perde qualidade. Mas a qualidade do Futebol não é a maior preocupação dos donos da bola, sempre mais interessados na conquista à ganância de títulos e dos respectivos proveitos.
Perante este estado de coisas, só o Sport Lisboa e Benfica ergue a voz. Aliás, o Benfica é, praticamente, a única voz a solo, num cenário em que quase todos se integram no coro dos interesses sob a batuta do sistema."

João Paulo Guerra, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!