"Inovar faz parte da identidade do Clube, e os eSports foram a oportunidade que faltava em direção ao futuro
Durante a pandemia, o mundo desportivo viu as suas principais actividades e eventos cancelados. Ninguém podia praticar exercício físico em conjunto, treinar atletas ou até mesmo partilhar a experiência de assistir a um jogo nas bancadas junto de milhares de pessoas. No entanto, observou-se uma grande adesão, entre os jovens, a participarem no mundo do gaming, uma atividade lúdica que consiste em jogar videojogos, individualmente ou com vários participantes. Isto levou a um aumento de competições organizadas com a participação de jogadores a concorrerem um nome de sociedade desportiva. E assim, nasceu uma nova modalidade, os eSports.
Com o paradigma do desporto a modificar-se com a chegada dos eSports, o Benfica viu uma oportunidade para entrar nesta indústria, e em 2020 começou a apostar num plantel especializado na área do futebol, com o videojogo FIFA, para competir em nome do Clube, a nível nacional ou internacional.
Foi durante a época de 2022/23 que este investimento começou a dar frutos, com a participação da equipa Benfica Teleperformance na eLiga Portugal, um formato competitivo envolvimento várias equipas. A dupla Rodrigo Marques e Diogo Gonçalves, mais conhecidos por @Rodr7gol e @Diogo10FIFA, conseguiu chegar à final da eLiga Portugal e vencer o Santa Clara (2-1), depois de ter defrontado clubes como FC Porto e SC Braga, entre outros.
Entretanto, na mesma época, a dupla feminina do Benfica Teleperformance, formada por Carlota Farto (@carlota) e Diana Ferreira (@dianaF7), teve oportunidade de mostrar o que vale, no Campeonato Nacional Feminino de FIFA23, conquistando a vitória face ao BC Apogeee (2-1).
Foi uma época em que o futebol virtual deu cartas, mimetizando o desempenho do Benfica no futebol real, que conquistou o 38.º título de campeão nacional masculino e o tricampeonato nacional feminino.
Esta nova modalidade fez com que o mundo do desporto se reinventasse, mas continuando a tradição de juntar os adeptos mais graúdos e os mais jovens, para celebrar o desporto. Os eSports são algo muito recente, e ainda existe muito trabalho pela frente para serem reconhecidos por todos como uma modalidade desportiva consolidada.
Saiba mais sobre os conquistas de eSports na área 3 - Orgulho Eclético, do Museu Benfica - Cosme Damião."
Isabela Sena, in O Benfica

Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!