Últimas indefectivações

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

O resto é conversa


"1. A caminhada europeia do Benfica prossegue no Mónaco já na próxima quarta-feira. Quer isto dizer que, afinal, o Benfica não foi a 'desilusão' desta primeira fase no novo modelo da Liga dos Campeões. E o resto é conversa.

2. Não é boa prática avaliar os benefícios ou os malefícios do mercado de inverno na hora do fecho do dito mercado de inverno. É muito, muito cedo. É no fim da ligação com o Benfica dos jogadores contratados, quando expirarem os contratos registados nesta janela de oportunidades, que se deve fazer o balanço destes investimentos. Quanto aos jogadores que chegaram... que sejam todos bem-vindos.

3. O Benfica apostou no investimento, apostou em jogadores para acrescentar qualidade e competividade, e é insensato - ainda que irresistível, admitamos - apostaram agora os adeptos nas apostas da SAD concretizadas em Janeiro, e em Fevereiro. Prognósticos só no fim, como dizia o outro.

4. Diz-nos o Jornal Económico que Luís Ribeiro, coordenador da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária, usou da palavra no Fórum Financial Integrity and Transparency in Sports (FITS) que decorreu durante esta primeira semana de Fevereiro em Lisboa. Na sua intervenção, o alto responsável da PJ chamou a atenção para as entradas de capital mais do que duvidoso pelas portas dos fundos de 'alguns' emblemas nacionais que estarão sob vigilância das nossas autoridades.

5. De acordo com Luís Ribeiro, existem 'situações em alguns clubes com a entrada de capital claramente não identificado quanto à sua origem nem quanto aos objetivos de quem adquire um clube'. Em prol dessa sonhada limpeza geral de que o Sport Lisboa e Benfica sempre beneficiará, esta é, sem dúvida, uma auspiciosa notícia para o futebol português. Pode não parecer, mas é mesmo.

6. No entanto, e ainda no âmbito da reunião do FITS, a melhor das notícias fornecidas pelo coordenador da Unidade Nacional de Combate à Corrupção é que a questão está a ser monitorizada de perto. 'É nossa preocupação quando temos dinheiro que circula nos clubes com origem pouco clara, porque, infelizmente, os clubes são usados para branquear proventos de origem ilícita', afirmou Luís Ribeiro. Trata-se, portanto, do fenómeno criminoso da lavagem de dinheiro à boina dos clubes de futebol. E quantos são? Não sabemos. E quais são esses clubes de futebol? Também não sabemos. Um dia saber-se-á, com certeza. Mas, enquanto esse dia não chegar, confiemos em que as autoridades nacionais terão a autoridade bastante para não deixar cair o assunto nem, muito menos, as investigações.

7. Sábado, 6 de tarde, Estádio da Luz,. Benfica-Moreirense. 21.ª jornada do Campeonato Nacional. Carrega Benfica!"

Leonor Pinhão, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!