Últimas indefectivações

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

As perceções de um Benfica campeão


"Um dia uma poeta americana, chamada Maya Angelou, escreveu algo que acabou por se tornar num daqueles ditados populares que passam de boca em boca, geração em geração: «Prepare for the worst, hope for the best.» Prepara-te para o pior, espera pelo melhor.
Uma espécie de «Racionalmente sê pessimista, porque a Lei de Murphy anda por aí, mas deixa um bocadinho de espaço no coração para um otimismo tonto e infundado».
E é muito nesta base que vivo o Benfica. Acho sempre que a coisa vai correr mal, até porque tenho a opinião de que o clube é mal gerido (fundamentada, parece-me, basta olhar como micro-exemplo para a gestão da posição de lateral direito e depois é a tal coisa...a lei de Murphy sempre a rondar o Benfica, qual abutre, com a lesão do Bah) e é portanto um Ferrari a ser conduzido há várias décadas por pessoas que não tiraram a carta de condução, mas ao mesmo tempo é um Ferrari e até pode ser que seja mais rápido do que os outros carros.
Também é um mecanismo de defesa. Como o clube já me desiludiu tanto, tento ao máximo não me iludir e sonhar, porque depois parece que dói mais. Mas...por Deusébio...caramba, como não sonhar? Nem que seja de forma tonta e infundada. No meio dos resmungos e suspiros, como não sair de vez em quando do nada aquele «BEN-FI-CA BEN-FI-CA» que sai lá do fundo da alma?
Se não sonharmos, é atirar a toalha ao chão e entregar o ouro ao bandido. Também não estou para isso. Isto tudo para dizer que o Benfica venceu o Moreirense à rasquinha e uma pessoa quer acreditar no título, mas assim fica difícil, Lage e rapaziada! Treinem lá mais essas saídas de bolas, pá!
Bruno Lage não tem o dom da comunicação. É óbvio. Até percebo o que queria dizer com o isolar o balneário do ruído exterior, mas utilizar as palavras «politiquices» e candidaturas «contra o nosso Presidente» só reforça a ideia de ser um homem do sistema e não perceber que ao utilizar essas expressões mais aumenta o ruído e afasta a união que tanto apregoa.
Já para não falar que duvido que algum jogador do Benfica saiba que há eleições em outubro ou quem é Manteigas, Noronha ou Galinha. Segundo ouvimos recentemente num podcast, os jogadores nem sabem quem é o nosso grande Valdo, quanto mais putativos candidatos a uma eleição daqui a 10 meses.
Lage está a lutar pela sua própria sobrevivência, porque sente que é um treinador a prazo (até para o próprio Rui Costa que, se o Benfica não for campeão, certamente quererá mostrar outro treinador conceituado para eleitor ver em outubro) e pelo menos dou-lhe o mérito de estar a esbracejar e ter aprendido com a sua queda em 2020, quando foi ao fundo por não ter exigido mais e melhor dos que estão à sua volta. Abaixo e principalmente acima.
Mas espero que se concentre em treinar a equipa e se é para ter um Lage a comunicar, gostei muito mais daquele do áudio em que falou da alma e do coração e não o que vem dizer o que acha que os outros vão gostar que ele diga. Ou o que ele acha que «deve» dizer e não o que «sente» dizer. Tenhas ou não um Lemos ao lado, Bruno.
O Benfica já venceu a Taça da Liga e tem obrigação de chegar à final da Taça de Portugal, mesmo tendo pela frente agora nos 1/4 de final um Braga que já nos venceu na Luz. Temos de ultrapassar o Mónaco, mesmo sabendo as dificuldades que passámos lá no Principado, mesmo a jogar com um a mais. E depois logo se vê, contra Barcelona ou Liverpool.
No verão haverá o Mundial de Clubes para nos entreter e honrar o Manto Sagrado e quanto ao campeonato...«prepare for the worst, hope for the best».
O Sporting tem Gyökeres, tem Hjulmand, tem um calendário teoricamente mais fácil, tem quatro pontos de avanço e o Benfica tem sido titubeante, teve as graves lesões de Bah e Manu, ainda vai ao Dragão, Braga e Guimarães e tem sofrido golos em barda e de forma desnecessária. Prepare for the worst...
Mas somos o Benfica. Somos o Sport Lisboa e Benfica. Somos o Glorioso. Somos o clube da vénia, do Ser Benfiquista e da águia altiva. Temos o Di Maria, o Pavlidis, o Otamendi e o Kokcü. Temos a maior onda de apoio no país, temos 60.000 em todos os jogos na Luz e queremos muito este campeonato.
Hope for the best... nem que seja de forma tonta e infundada.
Em caso de dúvida, é gritar «BEN-FI-CA BEN-FI-CA» e depois logo se vê."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!