"Um dia uma poeta americana, chamada Maya Angelou, escreveu algo que acabou por se tornar num daqueles ditados populares que passam de boca em boca, geração em geração: «Prepare for the worst, hope for the best.» Prepara-te para o pior, espera pelo melhor.
Uma espécie de «Racionalmente sê pessimista, porque a Lei de Murphy anda por aí, mas deixa um bocadinho de espaço no coração para um otimismo tonto e infundado».
E é muito nesta base que vivo o Benfica. Acho sempre que a coisa vai correr mal, até porque tenho a opinião de que o clube é mal gerido (fundamentada, parece-me, basta olhar como micro-exemplo para a gestão da posição de lateral direito e depois é a tal coisa...a lei de Murphy sempre a rondar o Benfica, qual abutre, com a lesão do Bah) e é portanto um Ferrari a ser conduzido há várias décadas por pessoas que não tiraram a carta de condução, mas ao mesmo tempo é um Ferrari e até pode ser que seja mais rápido do que os outros carros.
Também é um mecanismo de defesa. Como o clube já me desiludiu tanto, tento ao máximo não me iludir e sonhar, porque depois parece que dói mais. Mas...por Deusébio...caramba, como não sonhar? Nem que seja de forma tonta e infundada. No meio dos resmungos e suspiros, como não sair de vez em quando do nada aquele «BEN-FI-CA BEN-FI-CA» que sai lá do fundo da alma?
Se não sonharmos, é atirar a toalha ao chão e entregar o ouro ao bandido. Também não estou para isso. Isto tudo para dizer que o Benfica venceu o Moreirense à rasquinha e uma pessoa quer acreditar no título, mas assim fica difícil, Lage e rapaziada! Treinem lá mais essas saídas de bolas, pá!
Bruno Lage não tem o dom da comunicação. É óbvio. Até percebo o que queria dizer com o isolar o balneário do ruído exterior, mas utilizar as palavras «politiquices» e candidaturas «contra o nosso Presidente» só reforça a ideia de ser um homem do sistema e não perceber que ao utilizar essas expressões mais aumenta o ruído e afasta a união que tanto apregoa.
Já para não falar que duvido que algum jogador do Benfica saiba que há eleições em outubro ou quem é Manteigas, Noronha ou Galinha. Segundo ouvimos recentemente num podcast, os jogadores nem sabem quem é o nosso grande Valdo, quanto mais putativos candidatos a uma eleição daqui a 10 meses.
Lage está a lutar pela sua própria sobrevivência, porque sente que é um treinador a prazo (até para o próprio Rui Costa que, se o Benfica não for campeão, certamente quererá mostrar outro treinador conceituado para eleitor ver em outubro) e pelo menos dou-lhe o mérito de estar a esbracejar e ter aprendido com a sua queda em 2020, quando foi ao fundo por não ter exigido mais e melhor dos que estão à sua volta. Abaixo e principalmente acima.
Mas espero que se concentre em treinar a equipa e se é para ter um Lage a comunicar, gostei muito mais daquele do áudio em que falou da alma e do coração e não o que vem dizer o que acha que os outros vão gostar que ele diga. Ou o que ele acha que «deve» dizer e não o que «sente» dizer. Tenhas ou não um Lemos ao lado, Bruno.
O Benfica já venceu a Taça da Liga e tem obrigação de chegar à final da Taça de Portugal, mesmo tendo pela frente agora nos 1/4 de final um Braga que já nos venceu na Luz. Temos de ultrapassar o Mónaco, mesmo sabendo as dificuldades que passámos lá no Principado, mesmo a jogar com um a mais. E depois logo se vê, contra Barcelona ou Liverpool.
No verão haverá o Mundial de Clubes para nos entreter e honrar o Manto Sagrado e quanto ao campeonato...«prepare for the worst, hope for the best».
O Sporting tem Gyökeres, tem Hjulmand, tem um calendário teoricamente mais fácil, tem quatro pontos de avanço e o Benfica tem sido titubeante, teve as graves lesões de Bah e Manu, ainda vai ao Dragão, Braga e Guimarães e tem sofrido golos em barda e de forma desnecessária. Prepare for the worst...
Mas somos o Benfica. Somos o Sport Lisboa e Benfica. Somos o Glorioso. Somos o clube da vénia, do Ser Benfiquista e da águia altiva. Temos o Di Maria, o Pavlidis, o Otamendi e o Kokcü. Temos a maior onda de apoio no país, temos 60.000 em todos os jogos na Luz e queremos muito este campeonato.
Hope for the best... nem que seja de forma tonta e infundada.
Em caso de dúvida, é gritar «BEN-FI-CA BEN-FI-CA» e depois logo se vê."

Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!