"É imenso o potencial do futebol, é imenso no que toca à dinamização comunitária e à união das pessoas em torno de identidades, causas e objetivos comuns. Por isso há no futebol mais do que desporto e camaradagem, o que por si só já seria muito.
Na verdade, o poder agregador deste jogo fantástico pode ser uma porta para a cidadania de crianças e jovens, proporcionando oportunidades atrativas para aprender e treinar atitudes e comportamentos que melhoram a vida de todos. A aceitação dos diferentes, a solidariedade com os mais fracos, a tolerância e a verdade são alguns dos pilares em que assenta a construção de uma sociedade verdadeiramente livre justa e próspera. Tudo isto se encontra no futebol, e tudo isto é socialmente valioso, porque se há coisa que aprendemos ao longo da história é que Portugal não se fazia sem o mundo e muito menos sem a união de todos. Fez-se, e continua a fazer-se, com os portugueses todos sem exceção. Portugal não aconteceu apenas nas caravelas dos livros de história, acontece e acontece cada vez mais à porta de cada um, na nossa aldeia, no nosso bairro.
É por isso que é tão importante o trabalho que se faz com crianças e jovens nas suas comunidades e bairros aproveitando o futebol como pretexto para a reflexão e ação cidadãs a partir da mais tenra idade. Essa é uma nobre missão, que cumprimos com orgulho em nome dos valores humanistas e universalistas do Benfica!"
Jorge Miranda, in O Benfica
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!