Últimas indefectivações

quarta-feira, 26 de abril de 2023

O Milagre de acampar na capital


"O 'primeiro parque de campismo dentro de Lisboa' era do Benfica!

Lisboa é um destino turístico bastante procurado, e nos anos 50 não era exceção. Nessa altura, os turistas apenas podiam acampar ao ar livre nos arredores da cidade contudo, isso obrigava-os a realizarem longas deslocações para visitarem a capital. Com noção da falta que fazia um parque de campismo mais central, a secção de campismo do Benfica resolveu 'de uma vez um problema que se afigurava insolúvel' e criou o 'Parque dos Milagres, único dentro da área da cidade de Lisboa'.
Este parque de campismo, inaugurado em 26 de Maio de 1954, situava-se na Quinta dos Milagres, na 'Estrada de Benfica, 239, frente ao Jardim Zoológico'. A sua localização privilegiada possibilitava 'aos campistas da província e do estrangeiro entrarem a cerca de vinte minutos do centro da nossa capital'. Além de ser um serviço ao campismo português e ao turismo nacional, também tinha uma vantagem de estar próximo do Estádio da Luz, que estava em construção e que seria inaugurado no final desse ano.
Esta iniciativa só foi possível de ser concretizada graças 'à tenacidade, à 'carolice', chamemos-lhe assim... e ao dinheiro daqueles dois bons amigos do Clube', os sócios Armindo Narciso Freire e Miguel Sabino. O proprietário da Quinta dos Milagres, tio de Armindo Narciso Freire, aceitou ceder parte dos terrenos para a construção do parque de campismo, e a Câmara Municipal de Lisboa deu também o seu aval. Depois, foi altura de passar a ideia do papel para a prática, e 'quando ainda nele trabalhavam afadigadamente alguns operários (...) tudo foi cuidado e arranjado com um carinho que tivemos ocasião de observar, ao ver como Armindo Freire fazia, ele próprio, condução de materiais e trabalhos de construção civil'.
Dispunha de 'magníficas condições' e 'panorâmicas deslumbrantes', e o parque atraiu desde logo campistas de vários pontos do país 'e até de um alemão, que se afirmaram encantados por tudo o que lhes foi possível admirar'. Funcionou até 1960, quando ainda era o 'único local em Lisboa para receber campistas nacionais e estrangeiros que nos visitam'.
Saiba mais sobre as várias modalidades do Benfica na área 3 - Orgulho Eclético do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!