Últimas indefectivações

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Não é só tradição


"Últimos 22 clássicos com o FC Porto na Luz, 10 derrotas e apenas 4 vitórias. Não há como fugir às palavras: isto é embaraçoso.
Há quem fale em tradição, talvez mesmo em bruxaria. Porém, mesmo descontando as ocasiões em que os bruxos traziam apito (e é preciso não as esquecer), creio haver razões objectivas - de natureza táctica, física e psicológica - que explicam a sequência de resultados.
Desde sempre o Benfica teve, ou procurou ter, equipas de ataque, com laterais ofensivos e médios criativos. O FC Porto, pelo contrário, assenta a sua força no rigor defensivo. Num confronto directo entre equipas equilibradas, quem defende melhor, sabendo contra-atacar com eficácia, fica mais perto de vencer.
Por outro lado, se olharmos para a constituição atlética e muscular dos jogadores de ambas as equipas, a diferença é gritante. Não é de agora. É de há décadas. O FC Porto sempre privilegiou atletas fisicamente fortes e combativos. O Benfica tem procurado jogadores mais virtuosos. Frente a frente, os duelos tornam-se cruelmente desproporcionados. É quase como bater numa parede.
O último aspecto, de cariz mental, dava pano para mangas. Há uns anos foi lançado um lema (#pelobenfica) que declarava que as nossas vitórias não eram contra ninguém. Pois não tenhamos dúvidas de que, a eles, não interessa somente ganhar, mas sobretudo ver o rival perder, se possível humilhado. No futebol não se odeiam pessoas (dirigentes, profissionais ou adeptos), mas quanto a clubes, no plano meramente simbólico, não há lugar à piedade. É importante ganhar ao FC Porto, ao Chaves e ao Inter. Mas ao FC Porto, como ao Sporting, é também importante fazê-los sofrer. Desportivamente, claro. Esse é o sentimento dos adeptos, e os nossos jogadores têm de saber levar essa bandeira para dentro do campo. Como os outros."

Luís Fialho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!