Últimas indefectivações

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Os 5 melhores suplentes da história do SL Benfica


"É Caso Para Dizer Que Alguns Destes Nomes Saltaram Do Banco Para a Ribalta

Excetuando o SL Benfica europeu de Bruno Lage – o treinador luso que gostava de entrar nos jogos da Champions com os titulares sentados no banco – é normal assumir que os melhores jogadores de cada equipa fazem parte do onze titular.
Os suplentes serão uma segunda linha que terá de estar preparada para qualquer lesão ou má exibição dos colegas em campo.
Não é comum que jogadores que menos jogam, deixem marcas (positivas) nos clubes por onde passam. Mas às vezes acontece. A história do Benfica tem obviamente alguns casos, eis alguns deles.

1. Beto
Só fez 43 jogos pelo SL Benfica, a maioria deles como suplente utilizado, e só marcou 1 golo. Mas coloquei-o nesta lista porque, – e mesmo sabendo que não tinha qualidade para jogar no Glorioso – foi decisivo na vitória sobre o Manchester United no último jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões na longínqua época de 2005, que ditou a passagem aos oitavas-de-final, que o Benfica já não alcançava há várias épocas.
Coloco-o aqui pela raça e alma que este jogador sempre demonstrou, e mesmo sendo assobiado vezes sem conta, conseguiu ter a coragem de fazer aquele remate, de primeira e assim colocar as águias entre a 16 melhores equipas na Europa.
Outro facto engraçado é que o outro golo do SL Benfica foi alcançado por outro suplente mal-amado entre os adeptos, o “soneca” Geovanni.

2. Nuno Gomes
Apesar de ter disputado quase 400 jogos e de ter marcado mais de 100 golos aos serviços das águias, Nuno Gomes foi várias vezes suplente utilizado.
E para provar que era um avançado com faro pelo golo, das 59 vezes em que entrou com a partida a decorrer, marcou por 17 vezes, o que faz de si o melhor goleador suplente da história da primeira liga e o número um da minha lista.

3. Pedro Mantorras
É certo que não chegou a ser um jogador de nível mundial, devido à lesão grave no joelho que sofreu. Mas Mantorras sempre foi o jogador talismã do SL Benfica, e muito ajudou na conquista do título de 2004/2005.
Sempre que começava o seu aquecimento, era um “golo” do SL Benfica, pelo menos era isso que fazia crer o ruído vindo das bancadas da Luz. E isso talvez o tenha motivado para que tivesse marcado vários golos na qualidade de suplente. Mágico.

4. Gonçalo Ramos
Apesar de ainda muito novo, os seus números como suplente são de louvar. Das 17 vezes em que saltou do banco, fez seis golos, o que lhe consagra em termos de média, num dos melhores suplentes da história do Benfica.
Claro está que será preciso muito mais para manter esta média, até porque espera-se que inicie mais jogos a titular, a partir de agora.

5. Haris Seferovic
Apesar de ter sido o melhor marcador da Liga Portugal na época 2018/2019, em que o Benfica foi campeão, o suíço nunca largou o rótulo de mal-amado.
E se é verdade que tem 84 golos desde que chegou ao clube encarnado em 2017, também é verdade que falha imensas vezes, golos considerados fáceis pela massa adepta.
Não obstante, Seferovic conseguiu 12 golos nas 49 vezes em que foi suplente utilizado, o que faz dele um dos jogadores com melhor desempenho a sair do banco."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!