Últimas indefectivações

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

O jornal confunde-se com o Benfica

"Vivemos momentos de grande exaltação Benfiquista no seio do nosso jornal. Na próxima terça-feira, o jornal O Benfica completa setenta e cinco anos de vida com a abertura de uma exposição temática no Museu Benfica - Cosme Damião e uma reunião 'em família', na qual, com outros amigos especiais, se juntarão os verdadeiros protagonistas desse serão especial que, por uma vez - uma única vez - irão ser os próprios jornalistas e colaboradores do jornal. A exposição laboriosamente criada pelo editor Rui Manuel Mendes e pela secretária de redacção Magda António com a prestimosa ajuda de Rita Costa, coordenadora do Centro de Documentação e Informação, entre outros, vai permanecer por longo tempo no Museu Benfica para fruição de todos os Benfiquistas, como uma deliciosa mostra de muitos momentos históricos do acervo do nosso semanário oficial que, por sua vez,decorreram de ocasiões e eventos especiais da grande História do Sport Lisboa e Benfica.
O jornal foi criado num tempo em que tudo era mais despojado (mas, também, mais formal), para informar e agregar os Sócios e adeptos do Benfica em torno de uma ideia forte e perene, e cedo se confundiu com o próprio Benfica: o Clube celebrava a pulsão da competitividade desportiva e um irreprimível desejo conjuntivo de vitórias; o semanário passava a registar com metódico rigor as narrativas, as marcas e os protagonistas da consolidação do Glorioso. O jornal O Benfica sempre revelou e ainda continuará a representar a memória dinâmica do Clube à medida dos dias que vão correndo.
É com essa mesma consciência que, nas tarefas do presente, tomamos a responsabilidade histórica que recebemos do passado e já nos convoca ao futuro: orgulhamo-nos do que fazemos, e nada do que forma o Sport Lisboa e Benfica vive connosco todos os dias, sempre procurando nós interpretar o interesse dos leitores relativamente a todas as incidências da vida do seu Clube. E, sem receio de qualquer eventual contestação conceptual, sejam quais forem os avanços técnicos e tecnológicos que abracemos com a evolução dos dias, podemos afirmar que O Benfica jamais perderá o títulos que lhe cabe e tanto nos honra, como ícone mais consistente, mais perdurável e mais fortemente simbólico da comunicação dos Benfiquistas."

José Nuno Martins, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!