Últimas indefectivações

terça-feira, 21 de junho de 2016

Torino FC



Já há data, hora, local e adversário confirmados para a Eusébio Cup 2016.

A 9.ª edição do Troféu que homenageia o Pantera Negra será disputado no dia 27 de julho (quarta-feira), às 19h45, no Estádio da Luz e o adversário será o Torino FC.

Os dois emblemas históricos tornam a cruzar-se dentro das quatro linhas, numa relação de há décadas, carregada de emoção e simbolismo.

Duas Histórias que se entreligam e cujos laços perduram ano após ano deste o fatídico 1949…

A 3 de maio, depois de ter assegurado o 5.º "Scudetto" consecutivo, a formação “Granata” jogou e perdeu frente ao SL Benfica, por 4-3, no Estádio do Jamor, no jogo de despedida do então capitão do Glorioso, Francisco Ferreira, grande amigo da então figura de proa da equipa italiana, Valentino Mazzola.

Quis o destino que este fosse o último jogo do Grande Torino…

No regresso a Itália, a 4 de maio, o avião que transportava a equipa despenhou-se, morrendo toda a tripulação, quando o aparelho embateu contra a Basílica de Superga, às portas da cidade de Turim.

Foi há 67 anos que aconteceu uma das maiores tragédias de sempre ao nível desportivo, uma data assinalada religiosamente pelos dois emblemas.

"Os heróis são imortais nos olhos de quem acredita neles. Assim, os jovens vão acreditar que o Torino não morreu: só está a jogar fora da sua casa."

Foram estas as palavras de Indro Montanelli, jornalista e historiador italiano, no dia 6 de maio de 1949, relatando assim um dos dias mais tristes da História de Itália.

Tal como os heróis, há palavras, relações e gestos imortais!

Desde essa altura, têm sido constantes as homenagens, em Turim e em Lisboa, tanto da parte do SL Benfica como da parte do Torino FC.

É que o cumprimento de Mazzola e Francisco Ferreira continua presente mesmo 67 anos volvidos e no dia 27 de julho de 2016 esta História terá então um novo capítulo.

Em momento oportuno serão dadas mais informações, entre elas, a Bilhética.

In SLBenfica.pt

1 comentário:

  1. Eu acho que o Scudetto não estava garantido. O que sucedeu foi que ao não poder apresentar a primeira equipa os de Torino apresentaram-se nas últimas jornadas com os reservas e, por respeito à tragédia, os adversários fizeram também alinhar as suas equipas de reservas.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!