Últimas indefectivações

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Tempo de ajuste de contas

O noticiário relativo ao Benfica diz-nos que a sangria do verão passado foi só a primeira parte do programa de ajustamento que o clube voluntariamente se impôs ao fim de uns anos a viver acima das posses. Nada de surpreendente. Bastava ter seguido com atenção o discurso de Luís Filipe Vieira a seguir à derrocada do BES para perceber a gravidade da situação emergente. Os sinais eram claros. O Benfica percebeu que tinha de arrepiar caminho. Mesmo assim, há um ano ainda gastou uma fortuna (quase 15 milhões) em dois médios sem cartel (Samaris e Cristante), mais 4 milhões num jovem internacional brasileiro que o Chelsea também seguia: Talisca. Neste defeso, até ver, os sinais não são encorajadores para o novo treinador, Rui Vitória. O emblemático Maxi Pereira estica a corda ao limite e obriga Vieira, por força das circunstâncias conhecidas (interesse do FCP e também do SCP), a ir além do que tinha previsto para evitar nova perda de peso pesado para rival directo. Mais: parece que os avançados Lima e Jonas podem ser vendidos em pacote, o que não pode deixar de alarmar os adeptos dada a qualidade dos jogadores em questão: valeram 50 golos e foram ambos decisivos no bicampeonato. Enfim. Os sinais são estes. Com mais ou menos Taraabts, Carcelas e Mitrovics, o Benfica está a fazer o caminho que o Sporting foi obrigado a trilhar mais cedo. Era inevitável. Pode doer - vai doer - numa altura em que os adeptos não estão preparados para baixar expectativas. A vitória vicia. Os títulos viciam. O poder vicia. Perguntem aos do FC Porto como é que se sentem ao fim destes dois últimos anos. 
O Sporting tenta acertar o passo com o futuro e também ajusta contas - com o passado. A auditoria de gestão (vertente património) que o Bruno de Carvalho mandou fazer abarca basicamente as duas últimas décadas e o exercício de quatro presidentes, todos com ligações privilegiadas à alta finança e à banca. Ninguém ao certo sabe que uso ele vai fazer dos resultados. Mas que se tem referido à auditoria em tom de ameaça, até intimidatório (para os antecessores), é um facto. Este é um processo complexo (para uns: um ato clarificador e necessário; para outros: um ato persecutório e mesquinho), que ameaça desunir a família sportinguista e criar crispação numa altura em que o presidente do clube trava guerras em várias frentes. As consequências no seio da nação leonina não são difíceis de adivinhar: revelações e insinuações desagradáveis, lavagem de roupa suja e uma catadupa de processos judiciais a correr nos dois sentidos - um maná para os escritórios de advocacia. A julgar pelo que tem sido soprado para fora, a auditoria descobriu desvios demasiado graves para poderem ser entendidos como práticas de gestão que simplesmente não correram bem. Sem prejuízo do óbvio - nenhuma vigarice deve passar impune - veremos o que Bruno de Carvalho tem para dizer aos adeptos. E se eles vão aceitar ou não a abertura de mais uma guerra, desta vez fratricida, no seio do clube que tem passado a vida a dar tiros nos pés. Pode doer - muito. 

Os sub-21 divertem-nos


Gosto do Rui Jorge e do futebol dos sub-21. Como jogador (FCP, SCP, Selecção), Rui foi um animal de competição e terminou a carreira com palmarés impressionante. Como treinador, está a construir um percurso sólido sem se pôr em bicos de pés: deixa que os resultados falem por ele. Rui tem dito coisas acertadas: «Estamos na frente, não perdemos, não sofremos golos e estamos a praticar futebol que agrada às pessoas. Vemos aqui talentos. As pessoas devem divertir-se a ver a qualidade deles». Claro que nos divertimos a ver Bernardo Silva, William, João Mário, Carlos Mané, Rafa Silva, Iuri Medeiros, Sérgio Oliveira, Ivan Cavaleiro, Raphael Guerreiro, Ricardo, Gonçalo Paciência e tutti quanti. Eles jogam o futebol sexy da geração de Figo, Rui Costa e João Vieira Pinto. Daquela seleção que nos encantou e ao Mundo.

André Pipa, in jornal A Bola

4 comentários:

  1. "o Benfica está a fazer o caminho que o Sporting foi obrigado a trilhar mais cedo"

    eles bem querem... mas isso não irá acontecer. esta comparação só faz sentido para quem é muito poucochinho e não vê que nem o ponto de partida nem o ponto de chegada são iguais

    o caminho do emagrecimento absurdo do Sporting começou após uma década sem ganhar um campeonato. o Benfica quando teve uma década sem ganhar o campeonato foi no inicio do Vilarinho. e todos sabemos que o caminho feito foi bem diferente. não será agora com um plantel feito que precisa só de retoques e a facturar 200M e com lucros de 40M que o Benfica vai reduzir os custos ao absurdo tal como fez o Sporting em que dispensou os melhores (ex Elias) e manteve/contratou alguns pagos a peso de ouro como Capel, Shikabala, e Montero que nunca foram titulares de jeito.

    ResponderEliminar
  2. Companheiros Indefetiveis,

    Este ígnaro do André Pipa, mesmo não sendo dos piores, não consegue distinguir os lóbulos nasais das nádegas no que toca a contabilidade e/ou assuntos económicos e financeiros, pelo que as barbaridades que vomita a este propósito nem chegam a dar vontade de rir.
    Eu confesso-vos que sempre me impressionou que estes jornaleiros/especialistas fossem tão ignorantes, militantemente ignorantes, mas, depois, tive de alargar o meu grau de tolerância, assim que vi pessoas com boa formação específica (dou como exemplos o Companheiro Bagão Félix e o osga Nicolau Santos, que foi meu Colega de turma na Faculdade) a demonstrar que também olham para os Nossos R&C um bocado como um boi para um palácio, ahahah.

    Isto é de "deixai-os falaios" e andar de surpresa em surpresa, ahahah.

    Viva o Benfica!
    (José Albuquerque)

    ResponderEliminar
  3. Como é possível "postar" uma cópia de um artigo de um fulano que escreveu sempre contra o Benfica?
    Um bardamerdas que não vale um pataco, tem espaço num blogue Benfiquista?
    Há aqui qualquer coisa a emperrar este blogue, há já algumas semanas!

    GV

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Glorioso Indefectível Grão Vasco,

      Ao longo dos cinco anos de existência muitos foram os artigos de opinião publicados pelo 'O Indefectível'. É essa uma das bandeiras do 'O Indefectível'. Os artigos que publicamos são criteriosamente seleccionados. Do André Pipa, se percorrer o histórico de publicações não se encontram muitos artigos mas este não é o primeiro a ser publicado.
      Como deverá saber, quem é responsável pela selecção destes artigos de opinião é o Abidos que esta semana se encontra de férias, pelo que fiquei eu incumbido de fazer a selecção. A forma como precedi à mesma teve como base os autores já previamente publicados. Ao confirmar que o André Pipa já tinha sido publicado, tomei a liberdade de seleccionar o artigo dele para publicação.
      Quando o fiz, fi-lo, porque ao ler o artigo, não considerei o conteúdo ofensivo para com o nosso Glorioso.
      Opiniões de ilustres indefectíveis que tenho em grande estima, como é o caso do Grão Vasco são sempre escutadas e consideradas.
      A minha opinião é que a publicação deste artigo fomenta um debate importante que está perfeitamente actual e que eu como indefectível, também estou interessado em promover.

      No indefectível, existe espaço para o debate e para a opinião séria e ponderada. Por esse motivo os comentários não são moderados. Tem-se revelado uma política acertada, confirmando que ao respeitarmos o leitor indefectível, o leitor indefectível por sua vez, também nos respeita a nós. E desse modo, temos encontrado uma forma salutar de debater o Glorioso, debate esse que se deseja e recomenda.

      Glorioso indefectível Grão Vasco, o seu reparo foi assinalado e considerado, e de minha parte considero que tal opinião, trás para nós indefectíveis, um acrescento de responsabilidade na selecção criteriosa dos artigos de a publicar. Longe de nós querer ferir susceptibilidades de quem quer que seja, muito menos de um tão ilustre indefectível quanto o Grão Vasco.

      Mais me oferece dizer que nas últimas semanas, passei a colaborar mais activamente com o Indefectível, publicando alguns artigos de opinião pessoal, com esse intuito antes referido de promover debates sobre matérias que eu, como indefectível, acho merecerem alguma atenção por parte dos gloriosos indefectíveis e benfiquistas em geral. Talvez seja por isso, que notou alguma alteração da linha editorial. Meditarei no seu reparo, com todo o cuidado, mas lhe assegurando, que de minha parte, não existe intenção nenhuma de 'emperrar' o que quer que seja.

      A única intenção é servir o Glorioso Sport Lisboa e Benfica.

      Mais, gostaria de convidar o indefectível Grão Vasco a dizer de sua justiça quanto aos pontos que considera menos positivos, pois por certo poderemos nos entender, certo que estou, da sua capacidade de diálogo e argumentação.

      Saudações gloriosas.

      Pelo Benfica! Sempre!

      Redheart <3

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!