Últimas indefectivações

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Cartão branco

"A policromia faz parte dos cartões exibidos no desporto. Desde o temido cartão vermelho, ao avisado amarelo, passando por um alaranjado que não existe nos regulamentos mas exprime a cor da dúvida algures entre o amarelo e o vermelho, passando ainda pelo azul (por exemplo, no hóquei) para 2 minutos fora do rinque.
Platini anunciou a hipótese de um cartão por suspensão temporária no futebol. De cor branca. Imagino o que seria, na prática, esta ideia bizarra. É que este tipo de suspensão, além de ser de difícil aplicação (como se definiria o intervalo entre o amarelo e o vermelho para se aplicar esta zona de purgatório?), não vejo como medir 10 minutos fora do campo sem ser através da contagem do tempo efectivamente jogado, coisa que não existe no futebol.
Aqui chegado, quero saudar um outro cartão branco: o português. Várias organizações (AF Setúbal, várias organismos de árbitros e a Direcção do Plano Nacional de Ética no Desporto) lançaram um projecto-piloto do Cartão Branco Fair Play, incidindo, nesta fase, nos escalões mais jovens e no futsal e que será igualmente testado pelas Federações de Basquetebol, Patinagem e de Andebol.
Pretende-se valorizar as atitudes e conduta exemplares, visando a centralidade da componente humana e ética do desporto, não só dos atletas, como dos treinadores, dirigentes e até expectadores.
Excelente iniciativa com um carácter pedagógico e polinizador dos bons exemplos. Também para os árbitros é um cartão que permite associá-los não só à sanção punitiva, como a ter um papel na explicação das boas práticas e do fair play."

Bagão Félix, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!