Últimas indefectivações

domingo, 8 de março de 2015

Sol e areia... em mais um vitória !!!

Arouca 1 - 3 Benfica

Mais uma reviravolta, mais 3 pontos, menos uma jornada para terminar o Campeonato. Quem conhece o Tugão, sabia que este jogo seria extremamente complicado... portanto tudo normal!!!
Se o Arouca - a ordem parece ter partido mesmo do Pedro Emanuel - tivesse enchido (3 camiões) o relvado de areia (foi visível a poeirada levantada, sempre que a bola batia no 'pelado' com mais força), e não tivesse cortado a relva, nas vésperas dos jogos com os Corruptos e os Lagartos, mesmo não concordando, até se podia desculpar, agora quando esta xico-espertice é feita somente nos jogos com o Benfica, é a prova que o Campeonato Português é uma fraude nojenta: as condições de jogo são diferentes para as equipas envolvidas, a atitude, e até o nível da amarelinha, depende do adversário... Enquanto os idiotas-úteis andam por aí a discutir expulsões, as equipas satélites, falidas (de dinheiro e valores), vão tentando fazer favores, a quem lhes promete o Santo Graal: a Europa para alguns, a permanência para a maioria!!!
Era impossível jogar com nota artística hoje, o relvado estava pesado, lento, cheio de areia, irregular. Com um adversário que recorria à falta constantemente, e que usava todos os estratagemas para congelar o jogo, com simulações de lesão, com demoras infinitas na marcação de faltas, lançamentos laterais, pontapés de baliza e Cantos... Até nas faltas a favor do Benfica, o árbitro fazia tudo para o jogo demorar a recomeçar, promovendo 'assembleias' com os jogadores. As condições foram tão más, que até o Pizzi, especialista nas bolas paradas, não conseguiu acertar uma sequer!!! Com estas condições, o jogo fica nivelado por baixo, e o factor principal passa a ser o nível de agressividade... A qualidade técnica passa a ser secundário.
O erro do Jesus neste jogo, foi ter preparado o jogo, como fosse jogar na Luz. As típicas jogadas do Benfica, junto das linhas, principalmente com a subida do Maxi, com o recuo do Samaris para a linha dos Centrais, nunca poderiam funcionar neste 'pelado'!!! Aliás o jogo pelos extremos praticamente não existiu, tanto o Salvio, como o Nico (principalmente este), criaram desequilíbrios quase sempre quando apareceram no meio...
Se as dificuldades já seriam muitas, com o golo do Arouca no primeiro, e único remate enquadrado com a baliza do Júlio César, tudo ainda ficou mais complicado... Apesar de preferir sofrer um golo nos primeiros minutos, do que no último!!!
No 2.º tempo tudo foi diferente... tivemos atitude na 1.ª parte, mas não estávamos a conseguir fazer pressão alta. Com maior agressividade, logo na 1.ª zona de pressão, tudo ficou mais fácil... O primeiro golo, nasce exactamente numa jogada de pressão (soube tão bem, ver o guarda-redes do Arouca - o melhor em campo do Arouca, mesmo com este erro!!! -, meter a bola na relva, numa clara tentativa de queimar segundos, e pouco depois ver o mesmo guarda-redes a correr em marcha-atrás, em desespero... as equipas do Pedro Emanuel praticam sempre anti-jogo convictamente contra o Benfica, quando um 'funcionário' do Pedro Emanuel, cumprindo ordens, comete um erro 'fortuito', num claro momento de anti-jogo, que por acaso dá o golo ao Benfica, só podemos concluir que: o Karma é fodido!!!). Com o 1-1, com o apoio das bancadas (que nunca faltou), com a total ausência de estratégia ofensiva por parte do adversário, o 2.º golo era uma questão de tempo... e demorou pouco, em mais uma jogada de insistência!!!
Chamo a atenção para a estratégia do Arouca nos pontapés de baliza, já não novidade!!! Para evitar apanhar a equipa em contra-pé, como por exemplo aconteceu ao Braga no jogo contra os Corruptos, no golo do Tello. O Arouca marcou todos os pontapés de baliza, para junto da linha lateral, na zona do Maxi... pois caso a defesa do Benfica ganhasse a bola, esta ficaria junto da linha lateral, ou sairia das 4 linhas. No fundo, os pontapés de baliza do Arouca, acabam em lançamentos laterais para o Benfica, tudo isto premeditadamente, não havia sequer a intenção de construir jogo ofensivo...
De seguida tivemos a jogada mais orgásmica do jogo, para os burros das estatísticas: mais um adversário do Benfica expulso!!! O facto do Benfica estar a ganhar, não vai interessar... o facto de até poder ser justa, também não interessa... o facto de antes disso, terem ficado dois penalty's a favor do Benfica (descarados), também não vai interessar... e o facto do grande beneficiado pelos amarelos e vermelhos ao Arouca, serem os Corruptos, também não vai interessar!!!
Ainda houve tempo para o 3.º golo, num jogo onde o Lima tem que ser o MVP. Ao contrário do que se pode pensar o golo do Jonas não é fácil, ainda por cima num relvado daqueles... muita qualidade. O Eliseu voltou a estar mal no golo sofrido, mas todos os nossos alas tiveram dificuldades em jogar... só o Nico quando fugiu para o meio, fez a diferença. O Pizzi esteve mal nas bolas paradas... Sendo que a forma como a equipa se manteve calma dentro das circunstâncias, terá sido a nossa grande vantagem...

1 comentário:

  1. Grande post. Análise perfeita, simplesmente fantástico.
    Só discordo com a ideia de que JJ não preparou a equipa para o pelado.
    JJ sabe, sabia, saberá, que enquanto estiver à frente do Benfica vai ter de lutar em muitos campos minados.
    A equipa estava perfeitamente consciente da areia, da relva, da agressividade do arouca, da impunidade do árbitro, etc.
    Simplesmente alguns automatismos da equipa não funcionaram tão bem na 1ª parte. E não funcionaram por estas razões todas, mas também porque lhes caiu a sorte grande (aos arouquenses) com aquele golo logo aos 7min (para o qual não tinham feito nada, e pouco fizeram para merecer depois) e tiveram mérito em explorar alguma ansiedade (normal) dos jogadores encarnados.
    Muita atitude, muita garra, muito crer. Só assim foi possível trazer mais três pontos de um casa de putas infetada.
    CARREGA BENFICA!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!