Últimas indefectivações

sábado, 14 de julho de 2012

Proença... ainda

"Já muito se falou na presença do árbitro Pedro Proença na final do Campeonato da Europa, concluindo da melhor forma uma grande época internacional. Parabéns! É uma honra para o País e para o Futebol Português. Com ou sem a presença do secretário de Estado à sua espera no aeroporto...
(Abra-se aqui um parênteses para referir que no Europeu de Atletismo, disputado ao mesmo tempo e do qual Portugal regressou com três medalhas, um dos apenas sete juízes internacionais era português e o (único) juiz de partida ('starter') internacional também era português - e nem se soube, talvez porque, felizmente, no atletismo não há penáltis nem foras-de-jogo...).
Há muito quem, face às boas arbitragens de Pedro Proença lá fora, afirme agora que não há razões para as críticas que lhe são feitas por cá. E até se reduzem essas críticas ao fora-de-jogo não assinalado aquando do decisivo golo da vitória do FC Porto na Luz (por sinal mais da responsabilidade do seu fiscal-de-linha, que também esteve no Europeu).
Acontece que as críticas do Benfica a Pedro Proença são muito mais extensas e não se limitam a esse fora-de-jogo, longe disso. Houve outros lances desse Benfica-FC Porto, como houve vários outros em diversos jogos  de há muitos anos para cá: começou num célebre Boavista-Benfica; continuou noutro célebre Penafiel-Benfica que só não ficou na história porque na jornada seguinte Luisão marcou o inesquecível golo do título ao Sporting; prosseguiu num também célebre penálti no Dragão; e por aí adiante, em jogos menos mediatizados mas com algo em comum: na dúvida, é contra o Benfica.
Os êxitos internacionais do árbitro português ainda tornam mais graves os seus deslizes internos. Porque provam que o árbitro é bom. Claro que todos os árbitros erram e Proença também tem direito a errar. A diferença está no facto de os melhores árbitros errarem menos. Proença erra menos lá fora mas erra mais quando jogo o Benfica e, infelizmente, normalmente para o mesmo lado.
Parece ter ficado definitivamente marcado pela 'acusação' de que era sócio do Benfica..."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!