Últimas indefectivações

terça-feira, 18 de junho de 2024

Um ‘mas’ faz toda a diferença na Seleção


"Após gigantescas análises comportamentais entre um adepto de clube e de Seleção, eis que Marienfeld, por estes dias, me deu a resposta que tanto procurava. Com três letras apenas...

Muitas vezes me questiono e a pergunta é sempre colocada na mesa nos grandes eventos: afinal qual é a diferença entre o adepto de um clube e o de uma seleção? Após todos estes anos, tantas análises comportamentais, avaliações minuciosas a nível de conhecimento futebolístico, eis que talvez tenha encontrado aqui, em Marienfield, por estes dias a terra mais portuguesa da Alemanha, a resposta a esta dúvida.
Não está ligada a sinais de fervor ou entusiasmo. Apenas uma simples palavra: um mas. Podia também ser um porém, contudo ou todavia. Confuso? Passo a explicar. Quase todas as perguntas que tive a oportunidade de fazer aqui, sobre a Seleção Nacional, são acompanhadas com estas três letras…
Eis um dos muitos (e repetidos…) exemplos: «Quero e tenho a certeza que Portugal pode ganhar este Europeu mas se não ganhar continuarei orgulhoso e feliz». «Não sou muito fã deste Roberto Martínez mas é o treinador de Portugal e por isso é dos melhores do mundo». «Cristiano Ronaldo já não é o Cristiano Ronaldo de outros tempos mas é o melhor da história do futebol».
No adepto da Seleção tudo se encaixa. Não há verdades absolutas nem nada acaba ali. Existe sempre outra opção. Sem perder a paixão que um desporto como o futebol carrega. Todos podem ganhar e haverá sempre um que sairá a perder. Será possível transportar estas três palavras na análise de um adepto de um clube? Tenho quase a certeza que nos três exemplos acima descritos todas as respostas a estas perguntas terminariam antes desse tal… mas."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!