Últimas indefectivações

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Juventus FC 1-2 SL Benfica: As águias voam alto em Turim


"A Crónica: Neres E João Mário Castigam Os Bianconeri

Num Allianz Stadium vestido a rigor, a Juventus FC defrontou o SL Benfica, na segunda jornada da fase de grupo da Liga das Campeões. O desfecho final foi favorável aos encarnados, que saíram de Turim com uma vitória por 2-1, mais que merecida.
A Juventus FC de Massimiliano Allegri precisava de mudar o rumo dos últimos jogos, e ganhar hoje significava aliviar a pressão a volta da equipa, mas do outro lado encontrou um SL Benfica que soube sofrer e ressurgir no momento certo, afundando a lama no momento certo.
Os primeiros minutos de jogo viu-se uma Juventus muito determinada e que pareceu que pudesse dominar o jogo do início até o fim, visto que entrou muito afirmativa no relvado.
A equipa bianconera conseguiu de facto assumir rapidamente o jogo e colocar muita pressão aos benfiquistas, encosto-os na própria área.
Os caseiros não demoraram muito para fazer abanar a baliza, tanto que aos 3 minutos, Milik escapou à marcação e desviou de cabeça um pontapé livre da direita de Paredes. O 1-0 estava feito em Turim.
A pressão ofensiva dos bianconeri continuou com constança, tanto que gerou um perigoso remate cruzado de Kostic, que passou mesmo a rasar o segundo poste.
Foi necessário chegar aos 20 minutos para rever finalmente o SL Benfica entrar novamente no ritmo de jogo, na tentativa de disputar a posse de bola no meio-campo.
O plantel de Schmidt de facto cresceu ao longo do tempo, conseguindo ter algumas oportunidades ofensivas sobretudo com o Gonçalo Ramos.
Foi só no final da primeira parte que o conjunto lusitano teve reais oportunidades de chegar ao empate. Primeiro com um cabeceamento de Ramos, que Perin travou da breve distancia, e depois aos 39’ com um remate de fora da grande área de Rafa, que tirou a tinta ao poste da baliza.
Mas o golo forasteiro estava de facto preste a chegar. Miretti cometeu uma falta sobre o Gonçalo Ramos na grande área, e o arbitro concedeu penálti. João Mário assumiu a conversão e recolocou o marcador ao empate.
A segunda parte do jogo foi quase completamente de domínio encarnado. A equipa de Schmidt entrou em campo com um rumo diferente, mais ordenada, propositiva e agressiva, com o plantel de casa a sofrer cada vez mais a pressão adversaria.
De facto o Benfica assumiu o jogo no meio-campo e soube aproveitar com inteligência e rapidez os contra-ataques que se vinham a criar a partir das laterais.
Contudo, foi a Juventus FC a ter a oportunidade de dilatar a vantagem aos 49 minutos, com um remate central de Milik que Vlachodimos trava com uma mão.
A pressão das águias foi tão eficaz que o segundo golo chegou aos 54 minutos graças ao Neres, que concretizou um remate cruzado da direita, fuzilando o inculpado Perin.
Por quase toda a segunda parte do jogo a equipa encarnada cheirou o terceiro golo, sobretudo com um remate de Rafa, mas encontrou um solido Perin que defendeu o indefensável.
Só nos últimos dez minutos a Juventus FC voltou a marcar presença no jogo, conseguindo colecionar duas oportunidades, ambas sob assistência de Di Maria, que deu mais tração ofensiva à equipa caseira, mas que não foram concretizadas eficazmente para alcançar pelo menos o empate.
O Benfica conquista, portanto, a segunda vitória consecutiva na sua caminhada na Liga dos Campeões, demostrando que a sua participação na liga milionária não é certamente um acaso.

A Figura
David Neres O avançado brasileiro foi determinante no desfecho positivo do jogo. Na primeira esteve apagado, um pouco como toda a equipa encarnada, e precisou de um tempo para encontrar o ritmo ao que estamos habituados.
Na segunda parte foi decisivo não só porque marcou o golo da vitória final, mas sim porque a sua prestação melhorou e com ele o ritmo de jogo de toda a equipa, sobretudo na frente de ataque.

O Fora de Jogo
Miretti – O jovem médio hoje foi protagonista de uma partida incolor, e sobretudo foi o culpado para o penálti que abriu o caminho do Benfica ao empate, e consequentemente ao da vitória.
Provavelmente sofreu a tensão do grande palco, mas estávamos à espera de uma prestação mais madura.

Análise Tática – Juventus FC
Massimiliano Allegri orientou a equipa num 3-5-2, confirmando o mesmo onze que utilizou em campeonato recentemente.
Com a defesa a três, o Bremer assumiu a posição de central-esquerdo, geralmente ocupada pelo Danilo que hoje passou a ser responsável, com pouco sucesso, da zona centro-direita.
No meio-campo, as combinações na lateral esquerda entre Mckennie, Paredes e Kostic foram eficazes para quase tudo o primeiro tempo, contudo, na segunda parte, os médios juventinos desaparecem sob o domínio benfiquista.
Com a entrada de Di Maria e De Sciglio, o modelo tático mudou para um 4-4-2, tentando assim de dar mais consistência à defesa, e uma maior tração ofensiva com o argentino. De facto, a troca foi eficaz, tanto que El Fideo conseguiu reanimar a Juventus FC em fase ofensiva, mas não oi suficiente para chegar ao empate.

Onze Inicial e Pontuações
Perin (7)
Bremer (5)
Bonucci (5)
Danilo (5)
Cuadrado (5)
Mckennie (6)
Paredes (6)
Miretti (5)
Kostic (6)
Milik (6)
Vlahovic (5)
Suplentes Utilizados
De Sciglio (5)
Di Maria (6)
Kean (5)
Fagioli (5)

Análise Tática – SL Benfica
Roger Schmidt alinhou a equipa no seu clássico 4-2-3-1. Na primeira parte os lisboetas sofreram a pressão alta da Juventus, sobretudo na lateral esquerda, com o Kostic que conseguiu saltar facilmente o Bah, não sempre impecável na sua marcação ao sérvio.
Na segunda parte o Benfica entrou determinado e com uma atitude completamente diferente, conseguindo dominar o meio-campo adversário em ambos os corredores, graças ao Neres na direita e João Mário na esquerda.
As transições ofensivas foram frequentes e bem articuladas, chegando facilmente aos últimos 20 metros do campo com passes rápidos, aproveitando da agilidade do Rafa em rasgar centralmente a defesa adversária.

Onze Inicial e Pontuações
Vlachodimos (5)
Bah (5)
António Silva (6)
Otamendi (6)
Grimaldo (5)
Florentino(6)
Enzo Fernández (6)
Rafa (7)
João Mário (7)
David Neres (7)
Gonçalo Ramos (6)
Suplentes Utilizados
Aursens (-)
Chiquinho (-)
Musa (-)
Diogo Gonçalves (-)
Draxler (-)"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!