Últimas indefectivações

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Semanada...


"1. Gedson Fernandes. Luís Filipe Vieira foi à RTP dar uma entrevista no fim-de-semana passado e disse que era possível que Gedson Fernandes voltasse em Janeiro visto que não parece contar no Tottenham. Entretanto já saíram outras notícias a dizer que provavelmente poderia ser de novo emprestado. Acho que por acaso o Gedson poderia ser um bom reforço de Inverno. É um médio com características idênticas a outro médio que Jorge Jesus tanto pediu: o Gerson - curiosamente com um nome muito parecido. Mas mais uma vez, para o Gedson poder entrar é urgente que o Benfica comece a diminuir o número de jogadores.
2. Época de André Almeida terminou. André Almeida rompeu dois ligamentos no joelho direito e é provável que a sua época tenha terminado. André Almeida fez 30 anos no mês passado. Já vimos alguns jogadores recuperar desta lesão, já vimos outros que nunca chegaram a recuperar os mesmos níveis. Para piorar tudo, André Almeida já na época passada teve problemas com lesões. No curto prazo vamos apostar em Gilberto e talvez no Diogo Gonçalves. Mas se ainda fazia parte dos planos do Benfica continuar com André Almeida por mais três-quatro anos, talvez seja melhor antecipar um cenário onde isso possa não acontecer. Eu teria posto o Filipe Cruz a treinar e jogar com a equipa B já a partir destes fim de semana, pois parece-me o lateral direito mais promissor que temos nos nossos quadros e que pode ser uma boa solução a médio-longo prazo.
3. Darwin Nuñez. A exibição de Darwin ontem contra o Lech Poznan foi completamente surreal. Eu já ia escrever sobre o Darwin antes porque apesar de não ter marcado para o Campeonato, tenho gostado muito das suas exibições. Todos jogadores dizem que o importante é que a equipa marque, mas quando chegam a um 2vs0 só com o guarda-redes, muitos rematam em vez de passarem para o lado. Darwin não. Darwin pode ter apenas um jogador à sua frente e passa sempre para o colega que está melhor colocado. Darwin tem apenas 21 anos mas já percebeu que mais importante que os golos individuais são os golos marcados pela equipa. Nesse aspecto é um ponta de lança à frente do seu tempo. Ele já percebeu que as estatísticas também contam quem cria golos e quem faz assistências, e que apesar de não marcar, continua a beneficiar porque da maneira como jogo a sua equipa acaba por marcar mais por tê-lo em campo. E a partir de ontem também marca. Finalmente acertámos num ponta de lança. Espero que fique por cá muitos anos. E estou curioso para ver se não senta o Cavani no Mundial de 2022.
4. Nicolás Otamendi. Uma das surpresas da noite passada ficou reservada para a segunda parte quando Nicolás Otamendi ficou com a braçadeira de capitão. Aquilo fez impressão a muita gente. Eu por acaso até gostei. O capitão é muito mais do que o jogador com mais jogos do clube (ou pelo menos devia ser). Há até coisas que o capitão pode fazer que os outros jogadores não podem. Nomeadamente falar com o árbitro sobre alguma decisão. A correlação ‘capitão-número de jogos disputados’ também existe, como é o caso do Luisão ou do Jardel, mas nem sempre o jogador com mais jogos é um líder de balneário. Via-se dentro do relvado que o Rúben era o verdadeiro capitão de equipa no último ano, mas não era o capitão (e devia ter sido). Tem esse perfil de líder. Nenhum dos jogadores com mais jogos que estava em campo (Vlachodimos, Grimaldo, Gabriel ou Rafa) tem esse perfil. Acho que nem Pizz ou André Almeida têm esse perfil. O Otamendi tem. E é jogador do Benfica.
5. Previsão para as Eleições. Desde que Luís Filipe Vieira se tornou Presidente do Benfica, as eleições com maior participação dos sócios foram as eleições de 2012 entre Luís Filipe Vieira e Rui Rangel. Nessas eleições houve um pouco menos de 23 mil votantes que tinham no total 450 mil votos. Notem que 23 mil votantes significa uma taxa de abstenção na casa dos 80-90%. Acredito que as próximas eleições a taxa de abstenção não vá ser tão grande. Se a participação for o dobro dos votantes, ou seja 46 mil votantes - que ainda significaria uma abstenção na casa dos 70-80% - talvez o vencedor precise de mais de 500 mil votos para se conseguir tornar Presidente do Benfica. Eu neste momento estaria a fazer as contas para ter um número de votos nessa casa dos 500 mil para conseguir ganhar as eleições. Nota também para um possível adiamento das eleições. O Governo português limitou movimentações no próximo fim de semana o que quase de certeza irá obrigar o adiamento das eleições.
6. Modalidades. Tem tudo para ser um fim-de-semana tranquilo nas Modalidades. Os únicos jogos onde entramos em campo sem grande favoritismo é um dos dois jogos do Voleibol Feminino (contra o Porto Volei) e o jogo da equipa de Basquetebol Feminino (contra a GDESSA) que nos irá permitir ver o que esta equipa de facto é capaz. Todas as outras equipas têm obrigação de vencer os seus jogos. Nota também para o Hóquei que na semana passada perdeu contra o Riba d’Ave. O Campeonato termina em playoff e como tal estes jogos pouco importarão. Mas este tipo de falhanços não pode ser admissível."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!