Últimas indefectivações

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Desvantagem pode ser rectificada na Luz

"Se dúvidas havia sobre o estado anímico e a estratégia do Benfica tais não se confirmaram

Ponto prévio
A significativa representação do futebol português na última fase desta cada vez mais competitiva Liga Europa não branqueia a precoce eliminação do FC Porto e mais tarde também do Benfica da bem mais importante Liga dos Campeões. Antes traduz e espelha a realidade que, contrariamente ao brilhante desempenho da nossa Selecção, remete os mais importantes clubes nacionais para um plano secundário no panorama do futebol europeu.

Benfica igual a si mesmo
1. Depois de meses vitoriosos, quebra de rendimento e consequente perda da vantagem pontual na principal competição nacional criavam expectativa acrescida quanto ao desempenho do Benfica em tão importante jogo. Se dúvidas havia sobre o estado anímico e a estratégia da equipa, tais não se confirmaram, surgindo em campo um Benfica igual a si mesmo, quer no plano táctico, quer em relação à ideia de jogo, com disponibilidade e ousadia.

Equilíbrio q.b.
2. Uma primeira parte que consideramos globalmente equilibrada e com nível técnico aceitável fica marcada por dois factores que favorecem o Shakhtar: maior agressividade na recuperação da bola e positiva verticalidade do sei: jogo de ataque. Factores esses que se traduziram em mais momentos de finalização e de maior perigosidade para os ucranianos, que por esse motivo poderiam inclusivamente ter chegado ao intervalo em vantagem.

Justificação
3. Aumento da pressão, superioridade numérica e controlo do espaço interior, com alterações do centro do jogo do meio para a esquerda, aliados a grave erro individual, levaram a conjunto de finalizações, a vantagem justificada e à vitória do Shakhtar. Sendo merecida, não compromete a possibilidade de o Benfica rectificar na Luz, como desejamos!

Gestão
4. Gestão conservadora e de continuidade, eficaz no plano interno, é do meu ponto de vista questionável e merece reflexão. A intensidade diferenciada destes jogos põe novos problemas, que a não serem devidamente equacionados têm vindo a penalizar as equipas lusas e previsivelmente continuarão a fazê-lo."

Manuel Machado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!