Últimas indefectivações

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

"Pantagruélico festim"

"O dia em que centenas de pessoas celebraram, nos terrenos da Luz, o futuro Estádio do Sport Lisboa e Benfica

A 22 de Março de 1998, uma feijoada servida a mais de 15 mil pessoas em pleno tabuleiro da Ponte Vasco da Gama foi destaque na imprensa nacional. Quase 50 anos antes, tinha sido um almoço promovido pelo Benfica nos terrenos da Luz a ocupar as páginas dos principais periódicos.
Era domingo, dia 10 de Agosto de 1952, o Clube tinha finalmente onde construir o seu estádio e havia chegado o momento de o celebrar. Como? Com um grande almoço no local onde viria a ser implantado o parque de jogos dos 'encarnados'.
'O regresso estava marcado para as 13 horas', mas desde cedo 'os carros para Carnide seguiam cheios'. A perspectiva de poder pisar o terreno onde se iria erguer 'o seu estádio grandioso e tão desejado' gerou uma alegria imensa na massa associativa.
'Cerca de oitocentos associados e simpatizantes do nosso Clube' marcaram presença no 'pantagruélico festim' que se desenrolou em torno de 'uma mesa com 200 metros de comprimento', instalada na 'alameda que corta os terrenos a meio'. A iniciativa foi 'coroada de um êxito admirável', da organização ao catering - fornecida pela Pastelaria Marques, localizada na Rua Garrett e especializada em fornecer para festas, casamentos e baptizados - tudo foi alvo dos mais rasgados elogios. 'Foi tão cuidada a organização que nem sequer faltaram barracas de lona onde havia instalações sanitárias'.
Mas o dia 'teve o seu «clou» no entusiástico leilão', que não só proporcionou 'extraordinária animação no recinto' como resultou numa 'farta colheita de escudos' para ajudar na construção do Estádio. Inicialmente a intenção era limitar o leilão ao que antecipadamente havia sido oferecido para tal fim: dois emblemas do Clube, um deles 'de ouro com pedras preciosas', 'um presunto e um queijo', e 'um magnífico isqueiro de fabrico alemão'. Porém, os presentes entusiasmaram-se de tal forma, que de todos os lados surgiram novas ofertas. 'Um fato pronto a vestir', 'uma mala de mão', '12 frascos de mel' e tantas outras coisas que, 'se não se põe um «travão» (...), ainda agora se estaria em Carnide'.
A edição n.º 508 do jornal O Benfica, onde esta 'grande jornada de exaltação clubista' é capa, é um dos documentos que pertencem ao arquivo do Sport Lisboa e Benfica preservado no Centro de Documentação e Informação."

António Pinto, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!