Últimas indefectivações

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Redirectas LI - Ederson Santana de Moraes


Ederson vai fazendo as delícias dos adeptos do Manchester City. Jogo após jogo mostra toda a sua categoria. Impressiona o modo como tão afirmativamente se tem imposto numa equipa e num campeonato de exigência máxima. Nas declarações que vamos lendo e ouvindo percebe-se todo o respeito que já conseguiu conquistar entre os seus pares. É um gigante crescendo a cada dia. Falta saber onde esse crescimento o irá ainda levar.
Diz-se por aí que se os citizens estão encantados da vida nós benfiquistas estamos com uma grande indigestão tal a saudade daquele que foi "provavelmente, o jogador mais valioso que passou pelo Benfica nos últimos largos anos" (Leonor Pinhão, Dixit).
Eu não poderia estar mais de acordo. E a indigestão que vou sentindo agudiza-se a cada dia que passa. Fico perplexo com o modo como tudo o que está relacionado com Ederson e a sua substituição foi e está a ser conduzido.
Se para mim era evidente que Ederson era um jogador de elite destinado a grandes voos nunca me passou pela cabeça ver o Benfica deixar partir tão grandioso valor sem o mínimo sinal de planeamento por mais elementar que seja.
Quando Oblak fugiu para Madrid fiquei completamente descansado assim que vi Ederson na baliza pela primeira vez. Fiquei com a ideia que a formação e a famosa estrutura do Benfica sabiam muito bem o que estavam a fazer. Depois fiquei com bastantes reticências quanto à sapiência atribuída por antecipação quando tomei conhecimento que 50% do passe de Ederson já não pertenciam mais ao Benfica. Como era possível que um jogador da formação desde os 15 anos com o potencial enorme que Ederson apresenta estivesse agora colocado nessa situação. Uma série de questões surgiram em minha mente mas sempre esperei que a SAD tivesse a capacidade de reverter a situação de uma forma atempada. A espera desaguou numa notícia insistentemente triste e numa lacónica declaração do presidente: "tivemos que os deixar ir".
O modo como a questão vai sendo abordada pelos ilustres fazedores de opinião não difere muito do apresentado então como um grandioso negócio só ao alcance dos grandes clubes mundiais. Se Leonor Pinhão fala da nossa azia outros existem que se vão valendo do "somos tetra", "não é como começa é como acaba", "são fases" e do não menos incisivo "Janeiro". O que aconteceu ao famoso "jogo a jogo"?
Nós indefectíveis só gostaríamos de poder voltar a cantar o incomparável: "Ninguém pára o Benfica!"

Pelo Benfica Sempre!

Redheart

5 comentários:

  1. Enormérrimo Redheart, Companheiro e Bom Amigo,

    Como vês, mantenho-me atento ao que vais escrever sobre este tema em geral ... e vou continuar à espera que tu cumpras o que prometeste inicialmente.

    Mas falemos do caso específico do Ederson ...

    1) Sabes em que condições é que ele veio para o Glorioso?
    2) Como é que podes garantir que seria possível a compra integral dos respetivos "direitos económicos"?
    3) Recordas-te de mais alguns casos em que atletas chegaram ao Clube já com compromissos de "partilha" dos passes?

    Estás a ver como eu te coloco as questões pertinentes, ahahah?

    E começo pelo fim, para te dizer que, nota bem, eu sou declaradamente contra negócios como os que trouxeram o Ramires, o Markovitch e ... o Ederson, pois claro.
    Mas estou em minoria, divergindo de quase todos os Benfiquistas que conheço e, sobretudo, da Nossa SAD, que consideram que o Glorioso não "podia" ter perdido essas 3 oportunidades.
    Eu até sou contra a vinda do Garay, naquelas condições contratuais.

    E tu, meu Bom Amigo?
    Qual é a tua posição sobre este tipo de "aquisições"?
    É que só ficando do lado da minoria, como eu, é que ganhas o direito a criticar estes casos, concordas?

    Caso fiques do lado da maioria, então aceitas que o Clube considere estes negócios como oportunidades, coerentemente enquadradas no Nosso atual modelo de crescimento e desenvolvimento.

    Podes dar, a este tema geral, as voltas que quiseres (peço-te que não cedas à desonestidade intelectual), mas este é um tema demasiado sério e que só se joga no plano da Nossa Competitividade Salarial (em termos líquidos, nota bem).

    Vou continuar à espera que nos fales da tua "fórmula resolvente" para impedir/retardar a saída dos Nossos Atletas mais valiosos.

    Viva o Benfica!
    (José Albuquerque)

    ResponderEliminar
  2. Caro Zé,

    A tua contribuição é sempre muito bem vinda.
    Quanto ao não saber em que condições se processou o negócio estamos no mesmo nível de conhecimento e nisso o que me deixa perplexo é como o Benfica não conseguiu a seu tempo garantir os 100% do passe.
    É evidente que quando não se detem 100% do passe de um atleta a pressão das diversas partes torna-se cada vez complicada de controlar sobretudo à medida que o valor do atleta se vai tornando mais evidente.
    Do meu ponto de vista e para preservação da qualidade da equipa de futebol e sua estabilidade o Benfica só deveria utilizar na sua equipa principal jogadores 100% comprometidos com o clube ainda para mais quando se pretende projectar jovens valores.
    Qual o sentido de promover jogadores que estão apenas de passagem como o caso dos mencionados no teu comentário?
    Prefiro estabilidade a longo prazo e foco nos resultados desportivos em todos os actores da organização Benfica.

    Jogadores em trabalho temporário camuflado não.

    Acho então que os nossos pontos de vista coincidem nesse particular.

    Viva o Benfica!

    Redheart

    ResponderEliminar
  3. Só depois de começar a jogar na Equipa Principal do Benfica se pode dizer q o jogador tem nível e justifica 1 investimento de 100%... temos o caso do Varela; podia ter corrido bem e estar valorizado...

    Agora é fácil conjecturar...

    Captain; tenta agora projectar o futuro; o q dizes do negócio do Gabriel? o q é q o Benfica devia ter feito?

    Pessoalmente acho q o Gabriel vai pegar no Benfica... vamos estar a trabalhar para o Inter e se o quisermos comprar temos de abrir os cordões à bolsa... era melhor não o termos na Equipa?

    Daqui a uns meses, ou anos, qd soubermos o real valor dele no futebol europeu voltaremos a falar deste assunto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Francisco,

      A minha posição é clara. Se passam o nosso filtro de recrutamento adquirição-se os 100%.
      Existe sempre um risco associado mas esse risco deve ser assumido pela estrutura a 100%.
      Ficamos com menos opções de recrutamento para adquirir jogadores de valor elevado no mercado que ainda apresentam dúvidas na sua afirmação.
      Negócio Gabriel e Douglas vão em contra ciclo com a estratégia de aposta nos nossos jovens valores.
      Mas sou a favor de negócios como o Nolito ou Fábio Coentrão, David Luiz, etc...
      O Benfica tem agora capacidade e dinâmica para se assumir de uma vez por todas como um clube independente e auto-suficiente.
      A entrada de jogadores nos quadros da equipa principal deve ter como primeira premissa a sua iddntificação total com o clube e vontade de permanecer por largos anos com a camisola gloriosa vestida e a águia no peito.
      É o novo passo que falta dar. E é por essa ideia de um Benfica com identidade cada vez mais vincada a nível Europeu e Mundial que eu vou dispondo do meu bastante escasso tempo para difundir estas ideias pelos benfiquistas indefectíveis.
      Não existe só um caminho. E o tempo de esperar para ver já é passado.
      Em frente de meus olhos existe algo bastante atingível que nos deve a todos unir em torno dessa ideia de um Benfica cada vez maior e melhor.
      A palavra é mística e os jogadores devem senti-la a cada instante. Todos eles.
      Espero que a mensagem tenha sido clara.

      Viva o Benfica!

      Redheart

      Eliminar
  4. Acabo de ler que o Ederson disse que pretende terminar a carreira no Benfica.
    Só demonstra aquilo que eu já falei.
    Ele sempre disse que não se importava de jogar muitos anos no Benfica.
    Jogadores como ele têm de ficar no Benfica por muitos anos.
    Chegou demasiado tarde à equipa principal e foi embora cedo demais.
    Agora temos o Svilar com 18 anos.
    É claramente uma aposta que se fez mas já se está contratando mais.
    E os guarda-redes do Seixal, nenhum tem qualidade, ou temos mais Edersons por aí espalhados em algum Ribeirão desta vida?

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!